Desafios da economia solidária é tema de seminário para empreendedores

O seminário para os empreendedores da economia solidária foi realizado pela UNISOL (Foto: Ludmilla Santos)

Os empreendedores da Economia Solidária no Acre participaram, na quarta-feira, 21, de um seminário que tratou sobre os desafios da economia solidária no estado. O evento, que faz parte das atividades da I Semana Estadual de Economia Solidária que está sendo realizada entre os dias 20 e 31 deste mês, foi coordenado pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre (Seaprof) e da prefeitura de Rio Branco.

Segundo Leonardo Pinho, presidente da Unisol a ação integra uma agenda de mobilização em todo o país pelo dia 15 de dezembro – Dia Nacional da Economia Solidária.

“O objetivo desse encontro é discutir, fazer formação e mobilizar os movimentos, as cooperativas para conseguir a continuidade e o fortalecimento das políticas públicas para o setor”, disse Pinho.

O coordenador do Departamento de Produção Familiar da Seaprof, Paulo Sérgio Braña, compartilhou com os presentes as experiências das cadeias produtivas em diversos programas desenvolvidos pelo governo do Estado. “Dentro da economia solidária existe a agricultura familiar e hoje estamos passando para os participantes do seminário como funciona o desenvolvimento das cadeias produtivas e como o governo trabalha todo o conjunto de ações de projetos e programas executados pela Seaprof, é um momento de troca de experiências”, disse o coordenador.

Para a aposentada, Maria Alves, que participa das feiras de economia solidária há quatro anos, com um estande de plantas ornamentais, o encontro foi de grande importância por ajudar a entender o processo de organização das feiras. “É daqui que surgem os modos, as regras para organizar o movimento da economia solidária, quem não participa desses encontros não tem noção nem mesmo de como organizar uma feira no seu bairro, por exemplo, e trocando  experiências a gente sai com novos desafios e ideias para os nossos eventos”, comentou Maria.

Feira Natalina

A I Feira Natalina é realizada no Horto Florestal das 8 às 21 horas, até o dia 31 deste mês. Quem passar pelo local poderá conferir a exposição de uma diversidade de produtos, que vão desde a jardinagem e artesanato à movelaria. Cerca de 70 famílias beneficiadas pelos pequenos negócios e economia solidária no Acre estão representadas no evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter