Ministério da Educação e SEE realizam seminário de Educação Especial

Como convidada especial, o Ministério enviou Martinha Clarete Dutra dos Santos, especialista em Educação Especial e diretora de Políticas de Educação Superior (Foto: Assessoria SEE)

Como convidada especial, o Ministério enviou Martinha Clarete Dutra dos Santos, especialista em Educação Especial e diretora de Políticas de Educação Superior (Foto: Assessoria SEE)

Com o principal objetivo de fortalecer a inclusão dos estados da Região Norte nos assuntos referentes à Educação Especial, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre (SEE), realiza nesta segunda-feira, 8, o Seminário de Educação Especial da Região Norte, reunindo participantes do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima.

A inclusão de alunos com necessidades especiais vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos no Acre, obtendo avanço no número de alunos incluídos na rede regular de ensino, sendo atualmente 5.100 alunos de ensino infantil, fundamental e médio, contando com as 286 Salas de Recursos Multifuncionais disponibilizadas para a Educação Especial.

Daniel Zen, secretário da SEE, exaltou o atual número de alunos especiais incluídos na rede regular de ensino, que totalizam 5.100 estudantes (Foto: Assessoria SEE)

Daniel Zen, secretário da SEE, exaltou o atual número de alunos especiais incluídos na rede regular de ensino, que totalizam 5.100 estudantes (Foto: Assessoria SEE)

Ana Paula Lima Domingues, servidora da Secretaria de Educação de Rondônia, explicou que a interação com outras formas de pensar é de extrema importância para o avanço das medidas educacionais. “Com educadores que realmente se importam com o ensino especial e com seus alunos, as chances da verdadeira acessibilidade aumentam consideravelmente”, disse”.

Como convidada especial para realizar palestra, o Ministério da Educação enviou Martinha Clarete Dutra dos Santos, especialista em Educação Especial e diretora de Políticas de Educação Superior Especial do MEC. De acordo com ela, “estamos conseguindo, passo a passo, melhorar cada vez mais o papel do educador e do aluno com necessidades especiais, sempre prezando pela inclusão e pelo respeito às diferenças, necessários para um convívio harmônico”. 

Daniel Zen, secretário da SEE, exaltou o atual número de alunos incluídos na rede regular de ensino, lembrando que houve um tempo em que esse número não chegava a dois dígitos. “Trabalhando com o auxílio devido e com o fornecimento dos recursos específicos, estamos conseguindo fazer com que a inclusão seja uma realidade no Acre.”

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