Saúde Itinerante leva atendimento médico e cirúrgico a Brasileia e Cruzeiro do Sul

Mais uma vez a equipe do Programa Saúde Itinerante se deslocou ao interior do Acre a fim de oferecer atendimento médico e cirúrgico especializado. Os municípios contemplados neste fim de semana (28 e 29 de junho) foram Brasileia, cujo atendimento foi destinado a pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e Cruzeiro do Sul, onde foram realizadas cirurgias.

Profissionais de várias especialidades, como clínica médica, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, pediatria, dermatologia, cirurgia-geral, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, oncologia e hematologia se dispuseram para a concretização desta ação.

Em Cruzeiro do Sul foram atendidas 277 pessoas – 77 terão continuidade do tratamento em Rio Branco -, 109 tiveram retorno marcado para a próxima vez que a equipe for ao município e oito tiveram alta de tratamento oncológico. Também foram realizados 12 exames preventivos do câncer do colo do útero, 12 eletrocardiogramas, 15 ecocardiogramas, 24 colposcopias, oito cirurgias de alta frequência e nove biópsias de colo de útero.

Já em Brasileia, 19 pessoas foram submetidas a procedimentos cirúrgicos de médio e grande portes: 13 de hérnia e nove de vesícula. Essa não é a primeira vez que a equipe do programa realiza cirurgias nos municípios. Em junho, 33 pessoas de Tarauacá foram submetidas a cirurgias de hérnia, vesícula e de apendicitomia.

“A preocupação do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, é promover a inclusão social. Por isso, a principal motivação do Saúde Itinerante e dos que dele fazem parte é levar atendimento aos pacientes dos municípios isolados e de difícil acesso em sua localidade, proporcionando a estes que permaneçam junto de seus familiares durante o tratamento”, enfatiza a enfermeira da equipe do Programa Saúde da Família, Rosemeire Arruda.

Segundo o gerente-geral do Hospital das Clínicas, o cirurgião Yótaro Suzuki, o trabalho do programa é muito gratificante, pois leva atendimento às pessoas que não têm condição de vir à capital realizar um tratamento de saúde, diminuindo o tempo de espera por alguns procedimentos, como consultas e cirurgias de média e alta complexidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter