Reunindo representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realizou-se na manhã desta quinta-feira, 27, a homenagem da Aleac aos 50 anos de atuação do CEE, completados neste ano.
A criação e regulamentação do Conselho aconteceram em 1963, tendo apoiado, em conjunto com as outras instituições que trabalham com a educação, as mudanças positivas no Estado, como a aprovação da matriz curricular do ensino médio e do Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (Projeto Poronga).
O deputado Elson Santiago, presidente da Aleac, agradeceu ao Conselho o bom trabalho realizado, que “vem contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento do Estado. Ao longo destes 50 anos, vem ajudando alunos e profissionais da área no âmbito estadual como no municipal, fortalecendo a união entre os diversos segmentos deste setor”.
Para o secretário da SEE, Daniel Zen, os anos de atuação do Conselho se ligam com os da história de evolução do Acre. “Tendo sempre a devida colaboração em diversas situações, conseguimos realizar muito nos últimos anos, como a conquista de levar o ensino médio para as zonas rurais, o sucesso do Projeto Poronga e a criação do programa Asas da Florestania, que atende crianças e jovens de comunidades remotas”.
A presidente do CEE, Iris Celia Cabanellas Zannini, lembrou a importância dos presidentes que vieram antes dela, destacando a contribuição que cada um deu para a sociedade de seu tempo. “Se hoje estamos assim, com mais possibilidades de acesso e com ações que recebem destaque nacional, é consequência do trabalho que vem sendo realizado.”