Na noite desta quarta-feira, 19, foram certificados, após dois anos de curso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Sena Madureira, que abrangem as áreas urbana e rural. A formação é realizada pelo governo do Estado, por solicitação do Ministério da Saúde, e pelo Instituto Dom Moacyr, por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
A certificação foi realizada pelo diretor-presidente do IDM, Marco Brandão e teve a presença do prefeito do Município Mano Rufino, da coordenadora da Escola de Saúde, Anna Lúcia Abreu e autoridades locais.
O ACS é o agente responsável pelo acompanhamento das famílias com o objetivo de fortalecer a atenção básica, de forma preventiva, para assim melhorar o serviço de saúde prestado à população. O Curso de ACS já foi oferecido em todo o Estado do Acre, inclusive para Agentes Comunitários de Saúde Indígenas.
Hoje os formandos vivem momentos de alegria. As turmas são compostas por jovens e adultos. Muitos não tinham o ensino médio concluído e realizaram a elevação da escolaridade concomitante com a formação profissional. Foram momentos de superação vivenciados por todos, desde as atividades teóricas e práticas até as de informática, para os que antes não haviam tido contato com computadores.
Laide Vicente, formanda de ACS, moradora da zona rural, trabalha acompanhando 52 famílias nos seringais Porangaba e Curitiba no alto Rio Yaco, ela disse que hoje está realizada com a formação.
“Sou filha de parteira tradicional, sempre admirei o trabalho de minha mãe ajudando as pessoas, fui voluntária por um tempo, na área da saúde, depois passei no concurso, e agora nossa turma se sente apadrinhada pelo governador Tião Viana, que ajuda não só a nós, mas toda a população, que terá um melhor atendimento de saúde. Chego a ficar de 15 a 20 dias fazendo visitas nos varadouros, e vale a pena saber que as orientações que estou passando podem salvar vidas”, relata Laide.
Em sua fala, Marco Brandão disse que os formados têm que conscientizar a população de que ela precisa cuidar de si própria. “O compromisso de vocês é evitar que as pessoas adoeçam, trabalhando a prevenção de doenças, sempre com o sentimento de amor, fraternidade e respeito. Se assim for, terá valido a pena o recurso investido na formação de novos profissionais.”