Conferências municipais de Assistência Social começam no interior do Estado

Participação efetiva das comunidades na formulação e controle da política de assistência social (Foto: Assessoria Seds)

Participação efetiva das comunidades na formulação e controle da política de assistência social (Foto: Assessoria Seds)

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições avaliar a execução da política de assistência social, e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas), devendo ocorrer no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, conforme legislação estabelecida. Desta forma, o município de Plácido de Castro foi o primeiro a realizar sua conferência municipal, ocorrida na última sexta-feira, 14, na Câmara Municipal da cidade.

Os órgãos gestores da política de assistência social, juntamente com a comunidade, estiveram reunidos para a realização desse importante espaço de discussão democrática e participativa, na proposição de recursos e ações que garantam o efetivo controle da política social, na sua magnitude.

Antônio Torres, Adenir Neves (D) e representates do município (Foto: Assessoria Seds)

Antônio Torres, Adenir Neves (D) e representates do município (Foto: Assessoria Seds)

“Essa é uma das políticas que trabalha extremamente casada, porque chama à responsabilidade todas as instâncias de governo na execução de uma política, independentemente de quem esteja assumindo a governança, fazendo com que os resultados alcançados tenham maior eficiência. A Lei do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dá essa garantia de unidade, e as conferências municipais são importantíssimas para o resultado nacional”, comenta o secretário Antonio Torres, à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), durante sua participação no evento, em Plácido de Castro.

As demais conferências municipais do Estado irão acontecer ao longo dos meses de junho, julho e agosto deste ano, sendo que em Rio Branco a previsão de realização será no mês de outubro, fechando a programação, cujas propostas estarão formalizadas para a apresentação na IX Conferência Nacional de Assistência Social. O evento será em Brasília, no mês de dezembro de 2013, tendo como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas”.

Dessa forma, os conteúdos trabalhados nas conferências servem para enriquecer a avaliação do Suas, em âmbito local e nacional, contribuindo para uma construção coletiva, de forma que os avanços possam ser dimensionados e potencializados no exercício democrático da participação popular.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter