A equipe do programa Saúde Itinerante esteve em Tarauacá no último fim de semana (14 e 15 de junho) a fim de oferecer tratamento médico especializado aos pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) nas especialidades de ginecologia, infectologia, gastroclínica, pediatria, dermatologia, cardiologia, oncologia, endocrinologia, clinica médica e pneumologia.
Foram realizadas 280 consultas das quais cinco terão continuidade de tratamento na capital Rio Branco; 43 ultrassonografias; 52 eletrocardiogramas; 37 ecocardiogramas, sete exames preventivo do câncer do colo do útero (PCCU); cinco biópsias de colo; 15 colposcopias; 02 descargas papilares e uma biópsia de mama. Também foram registrados 33 procedimentos cirúrgicos: 10 de vesícula, 21 de hérnia e duas cirurgias de urgência (apendicitomia e colecistite gangrenosa em paciente indígena).
“Os pacientes indígenas deram entrada no hospital para atendimento normal. Durante a consulta verificou-se a necessidade de fazer a cirurgia de urgência. Os médicos da equipe não mediram esforços para realizar o procedimento e a cirurgia foi um sucesso”, garante a coordenadora do programa Saúde itinerante, Celene Prado.
A dona de casa Maria do Socorro de Lima teve seis pedras retiradas da vesícula. “Fiquei muito nervosa na hora da cirurgia, mas a equipe me acalmou e me tratou muito bem. Essa vinda do Saúde Itinerante até aqui foi coisa de Deus, pois eu teria que pagar 8 mil reais pela cirurgia e eu não tinha como pagar essa quantia”, disse. Maria do Socorro conta também que já vinha tendo várias crises que a faziam sentir dores terríveis. “Agora já estou melhor e só tenho a agradecer pela vinda dessa equipe até aqui”, finalizou.
Rogério da Costa também passou pela mesa de cirurgia. Ele tinha uma hérnia desde criança e há algum tempo esperava pela cirurgia. “Achei muito bom essa iniciativa da saúde, pois eu não tive que me deslocar até Rio Branco, onde eu teria mais gastos. Fui muito bem tratado. Internei-me de manhã e fiquei aguardando a equipe médica chegar. Fui um dos primeiros a ser operado”, falou.