Agricultor aposentado Audizio Dantas, 70, morador na Vila São Pedro, zona rural de Cruzeiro do Sul, teve seu dia de glória no último sábado, 8, quando lançou seu primeiro CD e apresentou algumas músicas em pleno Teatro dos Nauas. No palco, um ambiente especialmente preparado para seu estilo romântico, mostrando um bar com casais de namorados. A plateia, pequena mas animada, acompanhou com entusiasmo a apresentação, acompanhando o ritmo com palmas e aplaudindo, especialmente quando o artista ensaiava alguns passos de dança.
O projeto do CD foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado. Segundo Charles André, da Secretaria de Estado de Educação e Esportes, Audizio esperou 45 anos por isso. O CD tem estilos variados, como xote, baião, valsa, mas forte é mesmo a música romântica brega. Aliás, o próprio Audizio se define como “o cantor romântico peso pesado do Acre”.
Audizio nasceu em Cruzeiro do Sul e ainda criança mudou-se para a Vila São Pedro. Ele conta que desde a infância era apaixonado por música e vivia cantando. “Eu já nasci com o dom de cantar, mas naquela época as coisas eram difíceis. Como não havia futuro com a música me tornei agricultor, ajudando meu pai”. Além de cantor, Audizio é também compositor; todas as 16 músicas do CD são de sua autoria. Também toca violão: “Já bati muito violão, mas acho que a música só é boa quando bem executada e como eu nunca toquei que prestasse, eu prefiro deixar para outros”.
Futuro
Muito satisfeito por ter tido a primeira chance em sua vida, Audizio conta que inscreveu novo projeto à Lei de Incentivo e, se contemplado, deve gravar um DVD em 2014. “Isto se tiver o mesmo talento que tenho hoje” – diz.
A música para Audizio tem várias finalidades. Uma delas é inspirar na hora de contar uma paixão. “A gente faz música pensando em mulher. Quem está apaixonado canta sua paixão e isto o consola”. Outra finalidade é de equilibrar as emoções: “A gente tá com um pensamento meio pesado; daí a gente canta e o peso diminui”. Mas, a principal finalidade da música é alegrar: “A música traz muita alegria na vida da gente. Acho que quem não canta tem pouca alegria na vida; ela distrai a gente; faz a gente se desfazer de muitos pensamentos maus”.