Localizada na Usina de Arte, a Galeria Chico da Silva recebe a exposição “Coletiva Artistas Acreanos”, que integra o projeto “Trajetórias – Artes Visuais”. A inauguração ocorre nesta segunda-feira, 10, às 20 horas, com entrada gratuita. O público será apresentado as obras do grupo conhecido como “Os Seis Cavaleiros Prismáticos”, composto pelos consagrados Dalmir Ferreira, Danilo de S’Acre, Marco Lenísio, Ueliton Santana, Luiz Carlos Gomes e Darci Seles.
Segundo de S’Acre, o trabalho demonstra a multiplicidade dos artistas, que “cavalga na densa floresta de magma petrificada em onirismos quânticos e ilusões passageiras em neblinas indecifráveis, onde a cosmologia do avesso ao verso poético dissimula a reflexão alquímica e as alegorias das figurações amazônicas e universais”, filosofa. Os quadros registram diálogos simultâneos ou sugestões de múltiplas leituras e releituras.
“Com elementos e metáforas imersos num universo de experimentações, que compõem a gênese da criação em estilhaços de prismas contemporâneos”, explica. Todas as exposições serão acompanhadas de projetos educativos, no qual artistas, alunos, professores e toda a comunidade poderão vivenciar a prática nas artes visuais, através de oficinas, palestras, debates, conversas e visitas guiadas.
A ação é desenvolvida pela Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Núcleo de Artes Visuais da Usina de Arte, que integra o Projeto Artístico e Cultural da Usina de Arte e Teatro Plácido de Castro. “O objetivo é criar espaços de interação e troca de saberes. Outro esforço é o de dar visibilidade à produção das artes visuais no Acre e, assim, aproximar a comunidade da trajetória dos artistas locais”, explica Carol Di Deus, diretora da instituição.
Serviço: Usina de Arte João Donato – Av. das Acácias, nº 1 – Distrito Industrial – Fone: 3229-6892. A exposição permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12 horas e das 14h30 às 18 horas, até o dia 10 de julho.