Neste último fim de semana, foi realizado no auditório do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), em Cruzeiro do Sul, mais uma etapa de um projeto de cidadania e inclusão do governo do Estado: O Programa Olhar Brasil, uma ideia inovadora que garante qualidade de vida e acesso à educação da população presente nas escolas que apresentam dificuldade em enxergar.
Foram entregues 126 óculos de grau com armações modernas aos estudantes das escolas da rede estadual e municipal de Ensino Fundamental, Médio e do Mova no município. Na entrega dos óculos, pais e alunos receberam orientações sobre a conservação, a responsabilidade que se deve ter em relação aos óculos e, sobretudo, o incentivo para que realmente os usem.
“Esse projeto é tão somente uma forma pequena de tentar amenizar a evasão escolar entre os alunos que precisam de ajuda oftalmológica, garantindo um melhor ensino”, salientou Rutênio Sá, coordenador do projeto no Acre. Os beneficiados com a ação fazem exames de fundo de olho, refração, pressão intraocular e num prazo de quarenta e cinco dias recebem os óculos.
“É muito louvável o projeto, agora podemos enxergar melhor o que nos é ensinado dentro e fora da sala de aula”, comentou Erico Mikael, de 18 anos, aluno da escola Dom Henrique Ruth.
Para a aluna de nove anos, Pâmela Marques da escola Presbiteriana, os óculos vão contribuir para tirar melhores notas, “agora vou enxergar melhor os conteúdos do quadro-giz, entendendo mais o que a professora explica, para tirar boas notas nas provas”.
A ação do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), executado em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, vem aumentando o número de consultas e óculos entregues em todo o Vale do Juruá.