Sesp discute segurança preventiva no ambiente escolar

A Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com Secretaria de Estado de Educação e Esporte e outras 18 instituições do estado e município, incluindo organizações não governamentais, se reuniram esta semana na Câmara de Vereadores de Plácido de Castro, a 99 km de Rio Branco, para discutir o Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária.

Levantamento das forças de segurança aponta que o ambiente escolar está sofrendo as influências de uma situação de violência e criminalidade.

Segundo Vanderlei Thomas, secretário adjunto de Segurança Pública, foi aberto um diálogo interinstitucional para buscar estratégias de enfrentamento à violência e à criminalidade dentro da escola, lugar multicultural, frequentado por alunos oriundos das mais diferentes classes sociais e de diferentes vivências.

“Infelizmente no ambiente escolar há jovens que consomem drogas, que não respeitam professores, que estão dispostos a enfrentar os próprios colegas”, pondera M. Jorge, coordenador estadual de polícia comunitária.

Thomas destaca que a escola é um ambiente propício para ações de segurança preventiva. “O observatório é uma estratégia pensada para se criar dentro da Secretaria de Educação. Por exemplo, se houver um caso de droganição a própria secretaria encaminha a pessoa que precisa de ajuda para palestra ou casa terapêutica e em caso de furto aos canais competentes. A ideia é aproximar a escola da segurança e a segurança da escola, respeitando as diferenças, num esforço coletivo por uma cultura de paz”, observa.

Observatório – Por intermédio do Observatório será possível conhecer a problemática da violência vivenciada no ambiente escolar e, em parceria com as instituições que o comporão será possível estabelecer alternativas para resolução do problema.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, representantes das igrejas católica e evangélica, gestores, Conselho Tutelar, entre outros, deram ao evento a certeza do envolvimento de todos, no intuito de que a escola seja, realmente, um ambiente propício à prática pedagógica, no desenvolvimento pleno do processo ensino aprendizagem.

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