Nesta semana, 35 adolescentes do Centro Socioeducativo Aquiry concluíram o Alistamento Militar. Todos os socioeducandos da unidade com idade mínima de 17 anos foram incluídos na ação.
O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas Basileiras. Durante um ano, o soldado passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Após os 12 meses, o recruta pode escolher se quer ou não seguir a carreira militar.
O diretor do CS Aquiry, Wilkerson Avilar, afirma que tudo ocorreu com tranquilidade e que o resultado da atividade foi satisfatório. “Cumprimos nossa missão. Todos os adolescentes que podiam se alistar o fizeram com êxito. Agradecemos ao delegado da 5º Regional, capitão Dário Sérgio da Silva Pereira, e a toda sua equipe da Junta Militar pela colaboração. Saliento também o esforço dos agentes socioeducativos, em especial Thiago Zaire, que tanto se empenhou durante a ação”, declarou.
De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, o alistamento é uma alternativa para os adolescentes com interesse na carreira militar. “Sei de histórias de jovens que estão lá dentro, que sonham em ser soldados. Portanto, está aí a oportunidade. Quem sabe, essa não seja a forma de muitos deles seguirem um rumo diferente ao da criminalidade”, comenta.