Governo certifica reeducandos do Sistema Penitenciário de Cruzeiro do Sul

Certificação de reeducandos de Cruzeiro do Sul com formação em marcenaria (Fotos: Tamara Smoly)
Certificação de reeducandos de Cruzeiro do Sul com formação em marcenaria (Fotos: Tamara Smoly)

Certificação de reeducandos de Cruzeiro do Sul com formação em marcenaria (Fotos: Tamara Smoly)

Na última terça-feira, 4, o governo do Estado realizou a certificação de 18 internos em regime fechado e semiaberto da Unidade Penitenciária Estadual Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul, pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na área de marcenaria. A formação foi executada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM) por meio da sua unidade descentralizada, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá, Ceflora, em Cruzeiro do Sul.

A certificação ocorreu após três meses de atividades teóricas e práticas, em que os cursistas produziram peças em madeira como conjuntos de mesas e cadeiras, camas, jogos para varanda, dentre outras. As aulas ocorreram na marcenaria da própria Unidade Penitenciária. As peças produzidas serão destinadas a instituições beneficentes de Cruzeiro do Sul.

A certificação foi realizada pelo diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e o coordenador do Ceflora, Evilásio Santos. A formação teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), e a Secretaria de Execução Penal de Cruzeiro do Sul, à época sob a coordenação da Juíza de direito Andrea Brito da Silva.

O evento foi emocionante, todos os formandos estavam empolgados com a certificação, diziam-se felizes pela realização pessoal e de seus familiares. “Muitos não dão chance para quem está privado de liberdade, e graças ao curso consegui um trabalho numa serralheria e agora estou em condição de regime semiaberto, e minha família está muito feliz” disse Adriano Ferreira Lima.

O governo incentiva à reinserção dos formandos ao mercado de trabalho, cujos nomes serão enviados para a Associação do Polo Moveleiro de Cruzeiro do Sul para que possam, em momento oportuno, integrar o quadro de trabalhadores do polo.

Todos têm a perspectiva de voltar para as suas famílias, serem reintegrados na sociedade de forma digna. O que eles aprenderam nesse curso é transformador, muda as suas vidas e da comunidade.

“Esperamos que todos eles construam uma nova vida e um novo e belo fim para suas histórias. No que depender do governo do Acre e da equipe do IDM, faremos de tudo para que o futuro dessas pessoas seja de caminho positivo e muito sucesso”, finaliza Marco Brandão.

Esse é um trabalho que o governo tem realizado em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Novos cursos estão sendo programados para ocorrer nas Unidades Penitenciárias. Um trabalho que atua na autoestima e na valorização do ser humano, possibilitando a formação profissional para uma melhor condição de vida do cidadão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter