Criado para democratizar a oferta de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Cursos de Formação Inicial e Continuada, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para interessados em aumentar as oportunidades educacionais.
Estão sendo ofertadas 3.630 vagas em 19 municípios; destas vagas, 2.260 são para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas, e 1.370 para Cursos Técnicos, com carga horária mínima de 800 horas. Os cursos visam formar profissionais para atuarem em atividades referentes a diferentes áreas como Saúde (Técnico em Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia), Informática (Técnico em Redes de Computador, Informática para Internet), Serviços, Indústria e Comércio, Cultura e Recursos Naturais.
E incluindo o atendimento à zona rural, foi lançado, no dia 24 de abril, o Edital específico nº 19, que oferta cursos em seis municípios, visando formar profissionais para atuarem em atividades referentes à área de Eixo Técnico de Produção Alimentícia e Recursos Naturais.
De acordo com a técnica de Ensino Médio da SEE, Neila Pedrosa, “também estão sendo planejados os lançamentos de novos editais, disponibilizando 400 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada, e um novo edital com oferta para os 22 municípios do Estado com 2.840 vagas para cursos de Inglês e Espanhol, e 290 vagas para cursos de Libras”. Haverá também o lançamento de um edital disponibilizando 3.379 vagas para alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos- EJA/Fundamental, na modalidade FMT (Formação para o Mundo do Trabalho).
Os editais nº 06/2013 e 19/2013 já estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), www.see.ac.gov.br, na área de Serviços > Editais.
Sobre o Pronatec
Criado pelo Governo Federal em 2011, o Programa Nacional aumenta a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhora a qualidade do Ensino Médio, contando com iniciativas como:
Programa Brasil Profissionalizado
O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.
Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.
O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.