Servidores do Depasa Rio Branco participam de curso sobre o processo de medição do volume de captação e distribuição da água. A qualificação está sendo ministrada por Geraldo Lamon, especialista no assunto, e responsável pelo desenvolvimento de uma mala eletrônica capaz de medir em 15 minutos a vazão da água nas adutoras e subadutoras, trabalho que sem o equipamento era feito em até um dia.
O curso de pitometria terá duração de dois dias e está sendo realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) II por um especialista no assunto. O treinamento inclui operadores da capital e do interior do Estado. O equipamento, que inicialmente será instalado no Portal da Amazônia e no Segundo Distrito. A medição irá mostrar onde o consumo é maior, identificar pontos de vazamento e facilitar no planejamento de distribuição.
A gestão de distribuição de água é essencial para qualquer cidade que deseja estar preparada para atender a necessidade da população. Geraldo Lamon é autor do livro Pitometria e Macromedição nas Empresas de Saneamento.
“Hoje dispomos do que existe de mais moderno na área para fazer esse serviço, dominamos a técnica sem colocar em risco a vida de ninguém, é um material inovador e muito prático. Quem não se preocupa com essa gestão vai enfrentar graves problemas. Essa é a primeira vez que venho ao Acre e estou feliz em poder contribuir com mais essa tecnologia”, disse Lamon.
Rio Branco hoje já tem 95% de rede de água na área urbana, a produção é de 1.300 litros por segundo. Para Railson Correa gerente de Produção de Água esse treinamento é essencial pra a melhoria do trabalho e fortalecimento da equipe.
“A qualificação é necessária para garantir que o trabalho seja feito com mais qualidade e possamos nos preparar para oferecer mais água tratada à nossa população. Aqui vamos tirar dúvidas e aprender a fazer o melhor”, concluiu Railson Correa.