Reunindo professores, gestores e representantes de órgãos da Educação e do Meio Ambiente, acontece durante esta sexta-feira, 24, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), a oficina de pré-encontro para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no período de 25 a 29 de novembro, em Brasília.
Realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, a Conferência Nacional é um processo dinâmico voltado para a formação da cidadania ambiental nas escolas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como tópico central em 2013 o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
A oficina desta sexta-feira reuniu, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos com interesse em trabalhar a sustentabilidade das escolas, o secretário da SEE, Daniel Zen, o secretário estadual de Meio Ambiente, Edgard de Deus, o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Diogo Sellhorst, e o Coordenador de Educação Ambiental do MEC, José Vicente.
De acordo com Edgard de Deus, “só é possível melhorar com a interação diária de alunos e educadores com a comunidade. As questões que envolvem o desenvolvimento sustentável se estendem tanto para a sustentabilidade do currículo, que são as práticas escolares, como para a sustentabilidade ambiental, que trata da preservação do meio ambiente”.
Representando o Ministério da Educação, José Vicente esclareceu que “os projetos voltados para questões do meio ambiente vêm sendo realizados desde a aprovação, em 1999, da lei nº 9.795, que trata da Educação Ambiental nas escolas. A Conferência faz parte da estratégia que busca atingir toda a comunidade escola brasileira, que conta com mais de 50 milhões de alunos e cerca de dois milhões de professores em docência”.
Ao avaliar a questão dos projetos desenvolvidos pelas escolas, o secretário Daniel Zen disse que “estão sendo desenvolvidos bons projetos nas nossas escolas, que incluem coleta seletiva, produção de hortas e palestras de conscientização para a comunidade. Com o pré-encontro, esperamos estimular ainda mais as escolas para que possam atingir um alcance ainda maior com seus trabalhos de preservação e de sustentabilidade”.
Para os interessados, o material didático que subsidiará as discussões nas escolas está disponibilizado no site http://