IDM ofertará novos cursos em Plácido de Castro

Equipe gestora de Plácido de Castro em pactuação de novos cursos do Pronatec (Foto: Tamara Smoly)

Equipe gestora de Plácido de Castro em pactuação de novos cursos do Pronatec (Foto: Tamara Smoly)

Na última semana, o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão pactuou com o prefeito de Plácido de Castro, gestores de ensino e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) 355 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a serem ofertadas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus.

O  CEPT João de Deus recebeu esse nome em homenagem ao sindicalista João de Deus Rodrigues, que contribuiu com importantes conquistas para a área da agricultura e seus respectivos trabalhadores. O centro foi inaugurado em setembro 2010, ele é uma das unidades executoras dos cursos do Instituto Dom Moacyr, e está localizado à Rodovia AC-40 km 3,5 zona rural de Plácido de Castro.

Além a oferta de novos cursos técnicos e profissionalizantes serão disponibilizados cursos de inglês e espanhol (básico e intermediário), em parceria com o Centro de Estudo de Línguas.

A formação profissional ofertada é uma ação do governo do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), e Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

O CEPT João de Deus já ofertou cursos nas áreas de Saúde, Serviços, Gestão e Negócios; Produção Industrial; Produção alimentícia; Infraestrutura; Turismo; Produção cultural, Designer, e atualmente possui turmas de técnico e auxiliar em Saúde Bucal, em atividade.

Os participantes dos cursos do CEPT João de Deus são provenientes da zona urbana e rural de Plácido de Castro, abrangendo ainda, moradores de Acrelândia, Capixaba e Senador Guiomard.

O prefeito de Plácido de Castro Roney Firmino menciona que é grande a necessidade de formação técnica para suprir a mão de obra na cidade e na área rural. “A prefeitura irá apoiar tudo o que for para a melhoria da qualidade de vida da população, e temos visto que com as pessoas capacitadas o município tem dado um salto de qualidade”.

Para Marco Brandão, “o governo do Estado tem priorizado a formação profissional, capacitando as pessoas a serem geradoras de sua própria renda, não necessariamente como empregadas, mas autônomas; um investimento valioso na valorização do cidadão”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter