Uma etapa complementar ao empreendedorismo consiste em despertar a compreensão do processo de gestão de negócios, por isso há duas semanas a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) montou uma equipe para incentivo a formalização dos empreendimentos.
A formalização incide em progredir para a condição de microempreendedor individual. Todos os empreendimentos com faturamento a partir de R$400 podem se formalizar. Estão sendo realizadas reuniões nos municípios com os pequenos negócios fomentados pela secretaria. Os trabalhos tiveram início em Sena Madureira e Manuel Urbano, seguidos por reuniões nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Semana passada, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Aves foram visitadas pela equipe de formalização da SEPN e as próximas reuniões serão na capital, na qual existem 104 empreendimentos aptos para a formalização.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 criou condições para os trabalhadores saírem da informalidade através do registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. O representante da SEPN, Luiz Baraúna destaca que também essa etapa é importante para se ter o acesso aos benefícios, como: auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria.
Josineide Pereira compreendeu as vantagens e deu início ao processo de formalização do seu salão. Ela é do município de Brasileia e conta: “Eu sempre trabalhei de doméstica na casa dos outros e eu tive a oportunidade de começar o meu pequeno negócio, comecei em casa, agora peguei um financiamento e estou montando um salão bem bonitinho e resolvi formalizar, principalmente, porque eu quero me aposentar, pois eu tenho que cuidar do meu futuro” explica a empreendedora.
Empreendedores, ambulantes e pequenos negócios que se interessarem por mais informações podem buscar apoio na SEPN, que está localizada na av.Ceará, em frente ao Colégio de Aplicação. Telefone para contato: 3224-7674.