Nesta sexta-feira, 9, o Instituto Dom Moacyr realizou a formatura da primeira turma de técnicos em Gestão Escolar de Senador Guiomard, pelo programa Profuncionário, que objetiva a formação técnica de funcionários da educação dos municípios e do Estado. Ao todo, o programa já beneficiou mais de 620 servidores não docentes no Acre.
O Profuncionário é um programa do governo federal executado pelo governo do Estado por meio do Instituto Dom Moacyr, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Prefeituras Municipais, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e Conselho Estadual de Educação.
O curso é executado em dois anos, e oferecido na modalidade a Distância com encontros presenciais, com habilitação em Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Meio Ambiente e Manutenção da infraestrutura Escolar. A formação abrange servidores das áreas urbanas e rurais de Senador Guiomard.
O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce. A formação de nível técnico de todos os funcionários é uma condição relevante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, para a carreira dos trabalhadores em educação.
Para José Firmino, formando do curso de Gestão Escolar, “o curso foi excelente, ele nos dá identidade profissional, e o resultado do saber reduz a pobreza, e amplia a participação cidadã nos destinos da nação, contribuindo para que a escola pública cumpra o seu papel social na formação dos estudantes”.
Marco Brandão, diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, destaca: “o governo do Acre tem investido na valorização do servidor da educação, e hoje vemos no semblante dos formandos a alegria de mais uma etapa concluída, momentos de estudo vivenciados que contribuirão para que o ensino público seja cada vez mais aprimorado, trazendo benefícios para as comunidades acreanas”.