Rio Branco ganha unidade de tratamento 24h para usuários de drogas

Usuários de álcool e drogas que querem ajuda para se livrar do vício têm um endereço certo a partir de agora: o governo do Estado inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD), no Manoel Julião, com capacidade para atender até 60 pessoas por dia, com as portas abertas até as 18h, mas o funcionamento é em tempo integral, 24h por dia. Lá os pacientes encontrarão acolhida e uma equipe de profissionais multidisciplinar com a estrutura adequada para prestar auxílio.

O governo do Estado inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no Manoel Julião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no Manoel Julião (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O CAPs AD dispõe da opção de internação, com oito leitos, sendo dois infantis, dois femininos e quatro masculinos, onde os pacientes podem ficar internados por até 15 dias. “Os casos graves devem ser encaminhados ao Hospital de Urgência e Emergência, onde há 18 leitos para isso. Aqui o atendimento é de portas abertas até as 18h e a demanda é livre, basta chegar que será acolhido. Temos psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e outros profissionais empenhados no desafio de reintegrar esses pacientes à sociedade, família, à escola”, comentou a secretária de Saúde, Suely Melo.

O governador Tião Viana agradeceu à presidenta Dilma Rousseff pelo apoio para enfrentar o que ele classificou como o maior problema da humanidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana agradeceu à presidenta Dilma Rousseff pelo apoio para enfrentar o que ele classificou como o maior problema da humanidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana agradeceu à presidenta Dilma Rousseff pelo apoio para enfrentar o que ele classificou como o maior problema da humanidade. “O estado é pequeno para resolver esse problema sozinho. É preciso contar com o voluntariado. O voluntariado pode mudar o mundo e só ele pode ser maior que as instituições. Antes o único meio de tratamento era o aprisionamento, seja por força policial, seja por internação hospitalar, que também era uma prisão. Agora os dependentes de álcool e drogas tem um local para atendimento 24 horas, com toda a estrutura necessária”, disse o governador Tião Viana.

A coordenadora do centro, Sandra Ortiz, lembra que o trabalho de recuperação e reintegração não acontece apenas na área da saúde. “Tem que haver apoio da família, pois se não houver essa base não haverá instituição que consiga fazer um bom trabalho”, disse.

O secretário de Segurança Pública, Ildo Renir Graebner, explicou que a unidade do CAPs era uma das maiores demandas da Rede de Atenção Psicossocial, da qual faz parte o Programa Crack, é Possível Vencer.

O Caps tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Caps tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O representante do Ministério Público Estadual, Osvaldo D’Albuquerque, reconheceu que o Estado já avançou bastante no enfrentamento às drogas e uma prova é a ampliação do número de leitos na rede pública para atendimento dos casos agudos, que passou de quatro para 18 leitos. “A droga é uma problema de saúde pública e ao acolher o dependente estamos combatendo a criminalidade, a violência, porque os números mostram que a maior parte dos crimes cometidos tem relação com uso ou tráfico de drogas. O governo do Tião Viana é um governo humano e a inauguração desta unidade 24 horas é uma prova disso”, comentou.

Os deputados estaduais Jamyl Asfury, Astério Moreira, líder do governo na Assembleia Legislativa, e Moisés Diniz, presidente em exercício da casa, estiveram presentes à inauguração. “A droga é o pior inimigo que enfrentamos no mundo, que atinge ricos e pobres e para fazer esse enfrentamento é preciso coragem, recursos e compromisso. Mas é preciso que a sociedade entenda que este papel não cabe apenas ao governo”, comentou Astério.

A prefeitura de Rio Branco também é parceria na rede de atendimento e conta com consultórios móveis, que percorrem diversos pontos da cidade fazendo consultas de rua e acompanhamento. “Uma estrutura como essa é fundamental para o fortalecimento do trabalho”, disse a secretária municipal de Saúde, Marcilene Alexandrino.

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter