Iteracre executa etapa final do processo de regularização fundiária no bairro Boa União

Os moradores do bairro Boa União devem receber o Título de Propriedade ainda no primeiro semestre deste ano. O governo do Acre, através do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), já finalizou a primeira etapa do processo de regularização fundiária no local, que se resume em cadastrar toda a população residente e realizar a medição dos lotes, o que é conhecido tecnicamente como georreferenciamento.

Equipe do Iteracre realizada o trabalho de medição dos lotes (Foto: Assessoria Iteracre)

Equipe do Iteracre realizada o trabalho de medição dos lotes (Foto: Assessoria Iteracre)

“A equipe se empenhou durante 40 dias para resolver as pendências e recolher a documentação de todas as famílias que moram neste bairro”, explica o chefe da Divisão de Cadastros e Documentação Fundiária do Iteracre, Marcelo Dantas.

O Boa União surgiu na década de 80 e está localizado na região da baixada da Sobral, que engloba 18 bairros. Atualmente mais de 1000 famílias moram no bairro. Uma delas é a do José Chaves, que mora no bairro há mais de 5 anos e é comerciante. Pai de dois filhos, ele fala do anseio em melhorar as condições da moradia. “Moro numa casinha de madeira, mas meu sonho è deixar minha moradia mais confortável, minha família merece”, declara.

Elias Araújo é empreendedor e também é morador do bairro. Ele conta que aguarda ansiosamente pra receber o documento. “Todos os moradores daqui reconhecem as melhorias que recebemos, agora só  falta o título de propriedade, estou realizado em saber que em breve poderei dar melhores condições da minha casa e do meu restaurante, que é de onde eu tiro meu sustento”, enfatiza.

O bairro Boa União já recebeu investimentos de infraestrutura, pavimentação, calçada e drenagem. Agora, os moradores vão receber o tão sonhado Título de Propriedade, que é um direito assegurado em constituição, como afirma o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo. “Após os investimentos que o Estado já fez no local, como a pavimentação das vias, agora os moradores vão receber o documento que dá a eles a possiblidade de comprovar a legitimidade da posse e de melhorar condições das casas onde residem.”

Iteracre próximo da comunidade

Neste sábado, 04 de maio, a equipe do Instituto de Terras do Acre, junto com representantes do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Rio Branco, vão realizar uma audiência pública com a comunidade no bairro Boa União para esclarecer as dúvidas da população em relação ao projeto de regularização fundiária executado no local.

A reunião acontece no auditório da Escola de Ensino Jovem Boa União, a partir das 16 horas e todos os moradores do bairro Boa União estão convidados a participar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter