“O amor ainda é o melhor remédio para curar todos os males do mundo.” A frase de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, criador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), foi repetida pelo médico infectologista e governador Tião Viana para parabenizar a classe médica nesta terça-feira, 18, data que se celebra o dia desse profissional.
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tem em seu quadro de servidores 676 médicos.
Entre os efetivos está Heriko Rocha, clínico-geral, que há seis anos concluiu sua formação na Universidade Federal do Acre (Ufac).
Rocha trabalha na Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva, no bairro Sobral, e no Hospital das Clínicas de Rio Branco, e também faz parte da equipe do programa Saúde Itinerante, que leva atendimento às comunidades ribeirinhas e de áreas mais isoladas.
O médico conta que os maiores desafios que enfrentou nesses anos de exercício da profissão foram a adequação à rotina de plantões e a abdicação pessoal.
“Poucas frustrações decorrentes da impotência frente a alguns pacientes com problemas de saúde complicados, mas que são recompensadas pelos casos em que fazemos diferença na qualidade de vida de muitas pessoas”, diz.
A escolha pela profissão surgiu ainda na adolescência, revelou o clínico-geral: “Por gostar muito de ciência e da evolução do conhecimento, uma das melhores formas que encontrei de poder utilizar esse saber em prol das pessoas”, concluiu.
Dia do médico – Em 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. A data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina.
O médico é o profissional responsável por diagnosticar enfermidades que atingem um paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É, ainda, o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o paciente a ter uma vida mais saudável.