Governo investe em conhecimento para técnicos de tecnologia da informação

A chefe do Gabinete Civil Márcia Regina, que representou o governador Tião Viana na solenidade (Foto: Nelson Liano)

A chefe do Gabinete Civil Márcia Regina, que representou o governador Tião Viana na solenidade (Foto: Nelson Liano)

Uma parceria entre o governo do Acre e o Senai resultou na formação de 44 servidores técnicos especialistas em ferramentas para cabeamento metálico óptico. O nome é complexo revestido de uma aura técnica aparentemente inacessível aos leigos, mas o resultado afetará diretamente os usuários de todos os serviços oferecidos pelas mais diferentes secretarias e autarquias do Estado. A entrega dos certificados aconteceu nesta sexta-feira, 26, na filmoteca da Biblioteca Pública, em Rio Branco.

O responsável pela iniciativa, Carlos Rebelo, coordenador de tecnologia de informação e comunicação do Acre, resume o resultado prático da formação dos novos especialistas. “Isso vai permitir que o Estado fiscalize melhor os serviços contratados na área tecnológica e possa exigir padrões de qualidade adequados. Com isso todos os sistemas ganham em eficiência com os servidores técnicos melhorando a gerência das redes físicas e lógicas”, ressaltou.

Para Carlos Rebelo os cidadãos e cidadãs do estado serão beneficiados com a maior rapidez e eficiência na prestação dos serviços dos órgãos públicos que dependem de tecnologia. “Para os usuários toda a rede passará a operar com mais rapidez e os técnicos terão melhores condições para resolverem os problemas e atenderem a demanda tecnológica”, pontuou.

A chefe do Gabinete Civil Márcia Regina, que representou o governador Tião Viana na solenidade, pode através de uma palestra ver um pouco da praticidade dos conhecimento ministrados aos servidores. “Quem não conhece de tecnologia acha que quantos mais fios embaralhados melhor. Mas vimos como isso atrapalha a eficiência do serviço cotidiano nas secretarias. É bom ver que no Acre as políticas continuadas tem dado resultado para mensurar o zelo dos equipamentos adquiridos com recursos públicos”, disse ela.

Também o diretor do Senai, Cesar Dotto, considerou um passo importante para o Estado atualizar o conhecimento dos seus técnicos. Dotto deixou aberta a possibilidade para que novas parcerias sejam feitas entre o Estado e o Senai. “É um prazer ver 44 novos técnicos em Sistema de Transporte de Informação qualificados. O Acre está conseguindo formar mão de obra tão qualificada que têm se destacado em olimpíadas internacionais de tecnologia”, comemorou.

Compartilhamento de experiências

Os investimentos do Estado em tecnologia de informação têm dado resultados mais rápidos que o esperado. Recentemente o Sesc solicitou o uso através de parceria de um software criado pelos técnicos governamentais. Quem explica é Rodrigo Souza, coordenador de Tecnologia de Informação do Sesc. “A ferramenta de editais do governo do Acre nos interessou. E vamos disponibilizá-la no nosso site dentro dessa política de software livre. O próprio sistema Sesc utilizará essa tecnologia desenvolvida aqui no Estado”, garantiu.

Carlos Rebelo tem se empenhado no desenvolvimento de tecnologia no Estado para atender as demandas dos sistemas de atendimento à população. Ele comemora as parcerias bem sucedidas que dão mais elementos para os técnicos poderem adaptar soluções às demandas necessárias. “Estamos fazendo um investimento baixo com alto impacto nos resultados. Promovemos a cada dois meses reunião de compartilhamento de experiências e soluções entre técnicos de tecnologia de informação de todas as secretarias. E quem ganha é a população que poderá acessar os serviços públicos com mais agilidade”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter