A Cia. Garatuja de Artes Cênicas encerra a temporada do espetáculo “A Saga de Yo Bá”, com apresentações neste sábado, 27, e no domingo, 28, às 20 horas, no Teatro de Arena do Sesc, que ocorre por meio do programa Encena no Arena. A dramaturgia foi construída ao longo de seis anos de pesquisa, com base na mitologia dos kaxinawa do Rio Jordão, que remete ao surgimento da ayahuasca, bebida popularmente conhecida como Daime.
O grupo percorreu aldeias indígenas, seringais e comunidades daimistas para entender a forma de construção identitária da cultura ayahuasqueira. Além de elementos do imaginário Amazônico, “A Saga de Yo Bá” dialoga com a linguagem contemporânea da dança-teatro (tradução da expressão alemã Tanztheather). Com esta ferramenta, o bailarino se comunica através dos movimentos do corpo, auxiliado por uma coreografia já ensaiada, para representar o seu personagem.
Sinopse
O enredo mostra a fantástica história de Yo Bá Nawa Tarani, que, após ser encantado na floresta, entra em um mundo extraordinário. Lá, ele passa a conviver com as cobras grandes e aprende a degustar uma bebida produzida a partir do cipó. Mas, o índio fica com saudade de sua aldeia e da família e sente o desejo de regressar. Os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 para estudantes, aposentados e comerciários. Apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).