Hemoacre promove mobilização para manter o estoque de sangue no estado

 

Todas as sextas-feiras a unidade móvel fica no calçadão da Benjamin Constant (Foto: Assessoria Sesacre)

Todas as sextas-feiras a unidade móvel fica no calçadão da Benjamin Constant (Foto: Assessoria Sesacre)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) solicita aos doadores e pessoas que ainda não doaram sangue a comparecerem ao Hemocentro e realizarem a captação de sangue. A mobilização é para que seja mantido o estoque no Estado.

 

O Hemoacre funciona de segunda-feira a sábado, no horário das 7 às 17 horas, já a unidade móvel encontra-se todas as sextas-feiras no calçadão da Benjamin Constant, próximo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Estamos solicitando à população que compareça ao Hemocentro ou procure a unidade móvel para realizar a captação de sangue, pois o estoque está muito baixo, e para garantir o apoio aos pacientes nas unidades hospitalares o Hemoacre está reforçando seu estoque de bolsa de sangue para que, caso ocorra um eventual acidente, haja intervenção cirúrgica”, explica a enfermeira Bruna Kazyopeya.

Bruna afirma ainda que atualmente a maior necessidade de sangue é de A+, O+ e O-, lembrando que qualquer outro tipo de sangue é muito importante para o paciente que venha precisar.

Como se realiza a doação de sangue?

Ao chegar, a pessoa faz uma entrevista e é  submetida ao teste de hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador não está com anemia) e verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura).  Não havendo problemas, estará habilitada para doar.

Condições básicas

– Ter de 18 a 68 anos de idade

– Pesar a partir de 50 quilos

– Estar bem alimentado, porém, evitar a ingestão de alimentos gordurosos

– Sentindo-se bem de saúde

– Estar portando documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter