O Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) é feito, historicamente, no 4° sábado de abril. Em Rio Branco, o evento será realizado pela primeira vez neste sábado, 27, no Teatro Barracão, com mais uma edição do Encontro de Twitteiros Culturais do Acre (ETCeTal). Entre os destaques da programação estão os debates de mobilização nas redes sociais, a serem realizados pelos convidados.
O livro “Do Chico ao Pop: Jornalismo e Cultura no Acre”, da acreana Giselle Lucena, será uma das pautas do Flisol. Para fazer o lançamento do livro, a autora montou um projeto estratégico em uma plataforma de financiamento coletivo, disponibilizada na internet.
“Para ampliar os recursos já disponíveis, resolvi montar, como estratégia de ação, um projeto no Mobilize, uma plataforma de financiamento coletivo, e arrecadar, de maneira inédita no Acre, uma grana a mais para fazer o lançamento – além, claro, de ampliar as possibilidades de distribuição e divulgação. Nesse projeto, foram destinados 30% dos exemplares do livro para arrecadação de uma verba para o sarau de lançamento, beneficiando a divulgação e distribuição, além de envolver e sensibilizar a sociedade civil nesse trabalho e, ainda, divulgar, na cidade, uma nova forma de financiamento de projetos culturais. As pessoas podem ajudar com valores entre 18 e 82 reais, recebendo em troca um pôster do evento, camiseta, um exemplar do livro, brindes surpresa, além, sobretudo, de registrar seu nome como apoiador do projeto”, explicou a autora.
A Sociedade Amor a Quatro Patas também mantém uma ligação com a internet e será alvo dos debates. A associação cuida de animais abandonados e nasceu da iniciativa de duas amigas que se conheceram pelas redes sociais. É mantida por doações, feitas, muitas vezes, por intermédio da rede social.