Produtores rurais da região da BR-317, organizados através da cooperativa Cooperopção já buscam a ampliação da capacidade de recepção e secagem de milho do silo graneleiro localizado em Senador Guiomard. Para o secretário de Produção, Lourival Marques Filho, a reivindicação dos produtores é justa, já que somente este ano aquela região apresentou uma área plantada com milho de mais de dois mil hectares.
A reunião foi solicitada pela Cooperopção, cooperativa de produtores rurais responsáveis pela gestão do silo graneleiro localizado no quilômetro 55 da BR 317, em Senador Guiomard. O objetivo foi a reinvidicação da construção de mais uma moenda e um secador. Os produtores pretendem, na próxima safra, aumentar a área de plantio de milho e afirmam que já enfrentam dificuldades devido à grande produção de grãos.
“Vocês estão dando uma ótima notícia. O silo de Senador Guiomard passou por uma ampliação que duplicou sua capacidade e provavelmente iremos utilizar toda sua instalação”, afirmou Marques. “Estamos enfrentando congestionamento dos veiculos carregados de milho, às vezes são até 12 caminhões aguardando para descarregar. Temos trabalhado a noite para atender a demanda”, explica João Paraná, presidente da cooperativa.
A mesma reclamação parte dos consumidores como é o caso do proprietário da Granja Carijó, Diogo Luiz, que afirma ter dificuldades para retirar o milho que necessita para a produção de ração. O empresário da granja disse estar satisfeito com a produção de ovos e que o apoio aos produtores de milho da região é de fundamental importância para a manutenção do seu empreendimento. “Aqui o milho produzido é transformado em ovo”, concluiu.
Além da ampliação da capacidade de recepção e secagem de milho os produtores ainda solicitaram a modificação no fluxo de atividade do silo graneleiro com a definição de locais diferentes para recebimento e despacho de milho.
Lourival Marques lembrou que no período em que o silo foi construído, algumas pessoas diziam que jamais o silo seria completamente preenchido com milho e que esse investimento era uma loucura. Hoje a realidade é outra, o silo já passou por uma ampliação que mais que duplicou a capacidade de armazenamento, e mesmo assim, cerca de 75% da capacidade já está ocupada.
O aumento da produção é o resultado esperado que decorre dos investimentos do Governo do Estado. Nestes últimos dois anos foram destinados R$ 12 milhões para a construção e ampliação de silos. O de Senador Guiomard passou de 2.600 toneladas para 5.500 toneladas de capacidade de armazenamento.
Com a política de incentivo a produção agroflorestal, desde a infraestrutura, passando pelo plantio, até a comercialização, o Governo do Estado está se empenhando para alcançar a meta de produção aliada a segurança alimentar e abastecimento local. Lourival Marques se mostrou sensível à solicitação e assumiu o compromisso de levar esta reivindicação ao governador Tião Viana, que tem apoiado fortemente o setor produtivo rural.
A reunião terminou com uma visita a Granja Carijó, que consome anualmente cerca de 78 mil sacos de milho. Na granja foi possível constatar o novo maquinário que foi instalado para dar maior rapidez e segurança no trabalho de coleta, higiene, seleção e embalagem dos ovos. A granja tem um plantel de mais de 120 mil aves, sendo que 84 mil estão em fase de postura. A produção diária é de 200 caixas o que corresponde a 72 mil ovos. A granja emprega diretamente 30 trabalhadores.