O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Marco Brandão, recebeu a gestora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Belo Jardim I, Suelange Gomes, para atender a solicitação da comunidade em ofertar cursos profissionalizantes. Serão realizados cursos de pedreiro em alvenaria, pintor predial e eletricista de baixa tensão aos pais de alunos da escola inseridos nos programas de transferência de renda do governo federal.
O IDM realiza a formação profissional e tecnológica por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), numa ação conjunta do governo federal e do Acre que objetiva a profissionalização de jovens e adultos para o mercado de trabalho, possibilitando que sejam não somente empregados com carteira registrada, mas também condutores de seus pequenos empreendimentos.
A formação profissional ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
No Acre já foram beneficiados com a formação do Pronatec jovens e adultos dos 22 municípios. Muitos cursistas já concluíram os cursos e estão aguardando a certificação, que deverá ocorrer em breve. As inscrições para os cursos serão nos Centros de Referência e Assistência Social, localizados nos bairros, e por meio de seleção nas escolas públicas de ensino médio, realizada pela Secretaria de Estado de Educação.
“O Pronatec é um programa impactante na qualificação profissional que visa capacitar pessoas para o mundo do trabalho. Todo o cidadão acreano merece ser tratado com o devido respeito, e muitos estão aproveitando as oportunidades que o governo do Estado está oferecendo, participando dos cursos, iniciando seus pequenos negócios e melhorando a renda familiar”, destaca Marco Brandão.