No dia em que se comemora o descobrimento do Brasil, é lançado oficialmente em Cruzeiro do Sul, na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), a 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar 2013.
O objetivo da premiação é estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base a autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
O Prêmio tem como novidade para este ano a inscrição totalmente online. Outra mudança se refere ao período de realização da premiação, que agora passa a ser bienal. “No Acre, a novidade é que a Secretaria de Estado de Educação irá oferecer as escolas classificadas nos 2º a 5º lugares um intercâmbio interestadual para visitar escolas-modelos de gestão institucional e realizar a troca de experiências”, mencionou Jair Moura de Souza, Assessor de Gestão da SEE.
“Todas as ações e atividades que desenvolvemos têm como objetivo a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos. Para transformarmos nossa escola a cada dia, contamos não apenas com a avaliação da equipe gestora, mas também dos pais, estudantes e toda a equipe escolar”, comenta Thiago Muniz, gestor da escola Cristão Cruzeiro.
Um motivador – o prêmio faz as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem a comunidade escolar numa nova formatação que permite maior efetividade do Plano de Ação e da avaliação das quatro dimensões: gestão pedagógica (planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais), gestão participativa, gestão de serviços e liderança, gestão de infraestrutura serviços e recursos.
Na oportunidade, os presentes receberam a visita da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que em solidariedade a população do Rio Liberdade veio entregar donativos (18 toneladas de alimentos) arrecadados pelo Acre Solidário e agradecer a ajuda prestada pela população cruzeirenses, através da Campanha Juruá Solidário. “Sabemos que as escolas, juntamente com os alunos aderiram a campanha, fazendo doações em prol daqueles que estão passando por momentos tão difíceis”, ressaltou.
A edição de 2013 do Prêmio Gestão tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, Instituto Natura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), assessoria técnica; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI).
As inscrições iniciaram no dia 14 de março e se estenderão até 31 de maio e pode ser feitas pelo site www.premiogestaoescolar.com.br