Ações integradas de governo levam cidadania às famílias indígenas que residem na Baixada da Sobral

Famílias indígenas receberam orientações da equipe técnica da Seds, quanto aos programas sociais (Foto: Assessoria Seds)

Famílias indígenas receberam orientações da equipe técnica da Seds quanto aos programas sociais (Foto: Assessoria Seds)

Como parte da programação em comemoração ao Dia do Índio, o governo do Estado, através da parceria entre a Secretaria e Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Prefeitura de Rio Branco e Fundação Nacional do Índio (Funai), mobilizou a comunidade indígena, que reside na Regional VI, localizada na Baixada da Sobral, para prestigiar o “Dia de Cidadania Indígena”, que aconteceu na última sexta-feira, 19. Por ser considerada uma área de grande concentração de etnias, cerca de 34 famílias detectadas, o evento teve a participação expressiva de representantes do povo Jaminawa, Yawanawa, Puyanawa, Apurinã e Kaxinawa.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Regiane Oliveira, a estratégia desenvolvida pelo Estado e o município é a integração das ações, na oferta da proteção básica em saúde, educação, para a prevenção de situações de violação de direitos.

“Nós estamos iniciando um processo diferenciado na abordagem das populações indígenas. Esse projeto piloto servirá para identificarmos quem são as famílias que estão dentro da Regional VI, se elas estão acessando os serviços, para que as políticas e as ações sejam melhor direcionadas”, explica Regiane.

Programação especial para as crianças (Foto: Assessoria Seds)

Programação especial para as crianças (Foto: Assessoria Seds)

Atividades e serviços diversos foram disponibilizados durante o dia, onde dezenas de famílias de índios urbanos puderam realizar corte de cabelo, cuidados em saúde (exames preventivos de câncer do colo do útero, diabetes, hipertensão arterial, vacinação, consultas médicas e outros), além do cadastro no programa Bolsa Família, orientações quanto aos programas sociais, atendimento na área jurídica, brincadeiras para as crianças e almoço. 

Gilson Batista Jaminawa comenta que veio a Rio Branco para resolver alguns assuntos, e ficou muito feliz em poder participar desse dia, dedicado ao seu povo. “O governo do Acre está de parabéns, por realizar esse dia, tão importante pra gente que é índio, principalmente que aqui, a gente pode fazer consulta, tomar vacina, resolver muitas coisas num lugar só”.

Desde 2011, a Seds vem fortalecendo sua agenda de trabalho com os povos indígenas, tanto em Rio Branco, quanto no interior do e

Sec. Torres (Seds) e representantes do movimento indígena no Estado (Foto: Assessoria Seds)
Sec. Torres (Seds) e representantes do movimento indígena no Estado (Foto: Assessoria Seds)

Secretário Torres (Seds) e representantes do movimento indígena no Estado (Foto: Assessoria Seds)

O secretário Antônio Torres ressalta a importância da iniciativa, para a garantia da política de atendimento ao direito da pessoa indígena, com atenção em particular, aos 3.500 índios, que hoje se encontram nos espaços urbanos da capital. “Comemorar é reconhecer, de verdade, o valor, a riqueza e o direito de alguém. Esse é um evento de suma importância para o reconhecimento público da cultura indígena do Acre, momento de discussão e reflexão, para que possamos avançar cada dia mais na concretização dessa garantia de direitos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter