Instituto Dom Moacyr encerra curso de Eletricista em Plácido de Castro

Formandos do curso de eletricista com simulação de uma instalação elétrica numa casa (Foto: Tamara Smoly)
Formandos do curso de eletricista com simulação de uma instalação elétrica numa casa (Foto: Tamara Smoly)

Formandos do curso de eletricista com simulação de uma instalação elétrica numa casa (Foto: Tamara Smoly)

O Instituto Dom Moacyr (IDM) encerrou o curso de eletricista e instalador predial de baixa tensão com 19 formandos da cidade de Plácido de Castro. A atividade é uma ação do governo federal em consonância com o governo do Acre, que busca profissionalizar jovens e adultos inscritos no CadÚnico, pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, (Pronatec).

Em Plácido de Castro já foram ofertados diferentes cursos de educação profissional e continuada. A formação já contemplou 160 pessoas. No município não havia profissionais com formação específica para atuar como eletricistas. Agora, com a profissionalização, os serviços estarão sendo realizados com maior segurança e a garantia de não oferecer riscos à população.

O IDM atua em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedensd), os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e prefeituras locais.

O curso foi ministrado pelo Projetista e Tecnólogo em Sistema Elétrico Cleuson de Oliveira.

Para Rosana Piucco, coordenadora do Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus, “esses profissionais estão muito bem preparados para o mercado de trabalho, alguns tinham alguma noção e agora se profissionalizaram de fato, muitos já estão trabalhando e desejam continuar crescendo profissionalmente”.

O formando do curso de eletricista Décio Pereira disse: “Há  muito tempo queria fazer esse curso. Sempre fui meio curioso e queria apender mais. Agora instalo o que for preciso. Agradeço ao nosso governador pela formação. Estou muito feliz, e quem quer vai além. Uma oportunidade dessas não se pode desperdiçar, e eu pretendo continuar trabalhando na minha cidade, que é um lugar muito bom de se viver”.

O diretor-presidente do IDM Marco Brandão, diz a todos os concludentes que aproveitem as propostas de serviço, aprimorem cada vez mais os conhecimentos e formem cooperativas para oficializar o trabalho para estar prontos a atender demandas maiores. “É o Governo do Povo do Acre proporcionando inclusão socioprodutiva às famílias do Estado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter