Governo do Estado investe em cursos para incentivar exportação

Governo realizou treinamento sobre Barreiras Comerciais e Competitividade Empresarial (Foto: Assessoria Sedens)

Governo realizou treinamento sobre Barreiras Comerciais e Competitividade Empresarial (Foto: Assessoria Sedens)

A Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), realizou nos dias 18 e 19 de abril, no auditório da Central de Serviço Público (OCA), treinamento sobre Barreiras Comerciais e Competitividade Empresarial.

O curso é oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através do Programa Nacional de Cultura Exportadora. O treinamento, ministrado por Rogerio de Oliveira, chefe de Divisão de Superação de Barreiras Técnicas do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), visa levar para as empresas interessadas em exportação informações sobre a atuação do Inmetro nas áreas de metrologia, avaliação da conformidade e barreiras técnicas.

Durante os dois dias de treinamento empresários e funcionários de empresas, que atuam no ramo de exportação, estudaram sobre a importância da metrologia, da normalização, da regulamentação técnica, da avaliação da conformidade, da creditação, de como desenvolver um programa de certificação e como as empresas devem utilizar essas ferramentas para melhorar sua competitividade.

Segundo Jair Santos, assessor especial da Sedens, o Acre é o primeiro Estado a receber este curso. “Estamos com nossa Zona de Processamento de Exportação prestes a entrar em funcionamento. Portanto, nós precisamos qualificar ainda mais nossos empresários e profissionais que pretendem entrar nesse ramo”, explicou.

Para o empresário Cassiano Marques, o curso serviu para que pudessem compreender a importância das normas técnicas em relação aos produtos em comercialização e mercados. “Aqui tivemos orientação sobre quais produtos e caminhos devem ser observados para que possamos chegar ao mercado internacional de forma competitiva”, comentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter