A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul realizaram na manhã da útima sexta-feira, 19, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) a campanha nacional de vacinação contra gripe.
Este ano os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
“Em Cruzeiro do Sul a meta é vacinar 13.686 pessoas entre crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, além de trabalhadores em saúde, gestantes, mulheres puérperas até 45 dias pós-parto, idosos, indígenas e população privada de liberdade”, destaca a gerente de Prevenção e Promoção à Saúde, Disneide Lopes.
Atenção
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada para quem apresentou reações adversas em doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nessas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.