Atendendo ao chamamento do Ministério das Cidades e do Conselho Nacional das Cidades, o Estado do Acre dá início às conferências das cidades etapa municipal.
Com o apoio da prefeitura, Sena Madureira foi o primeiro a realizar a conferência. Na manhã desta quinta feira, 18, no auditório do Centro de Cultura Maria Inês do Vale Anutti, estiveram reunidos, além da comissão preparatória das conferências, estudantes, representantes de sindicatos, Ongs, entidades e a população em geral.
Entre outros objetivos a conferência municipal das cidades que antecede as etapas estadual e nacional irá debater com a comunidade políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano.
Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos nós: Reforma Urbana Já!”, a conferência irá abordar entre outros temas a consolidação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).
No encontro foram escolhidos ainda doze delegados que irão representar o município na etapa estadual que será realizada em Rio Branco nos dias 18 e 19 de julho. O prefeito de Sena Madureira Mano Rufino falou sobre a importância da participação popular na conferência das cidades.
“É importante esse momento democrático que envolve a população e dá voz para quem realmente conhece nosso município para decidir sobre como os governos devem investir aqui. Só através dessa ação participativa e que teremos a contribuição para a reforma urbana da nossa cidade”, disse Rufino.
O estudante do primeiro ano do ensino médio, Matheus Melo participou da conferência e falou sobre o evento. “Independente da idade, nós temos que nos envolver com os problemas da cidade, temos que ser responsáveis por uma cidade melhor para todos. É nosso dever como cidadão. Decidir quais investimentos são prioridades para o município é direito nosso.”
Para o secretário de Estado de Habitação, Rostenio Sousa, que preside a comissão preparatória das conferências das cidades no estado do Acre, o encontro realizado em Sena Madureira marca o início dos trabalhos da comissão que irá percorrer todo o estado em busca da participação popular nesse processo importante para todo o país.
“Aqui em Sena iniciamos um ciclo de conferências que irá acontecer em todas as cidades acreanas que atenderam ao chamamento dos governos federal e estadual. Estou muito satisfeito com a participação da comunidade de Sena e espero que seja assim nos demais municípios para que na etapa estadual estejamos bem representados”, afirmou Sousa.