Acreana é selecionada para exposição Mulher Artesã Brasileira em Nova York

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA) tornaram pública no início desta semana a seleção das artesãs para a exposição Mulher Artesã Brasileira, a ser realizada na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos, no mês de setembro deste ano. Uma das componentes da seleção foi a acreana Raimunda Pinheiro (Kaxinawa).

 

Artesã acreana irá mostrar a potencialidade do artesanato brasileiro (Foto: Assessoria Setul)

Artesã acreana irá mostrar a potencialidade do artesanato brasileiro (Foto: Assessoria Setul)

A artesã que faz parte da Associação das Produtoras de Artesanato das Mulheres Indígenas Kaxinawa de Tarauacá e Jordão foi selecionada entre 15 artesãs em 12 Estados que melhor representaram o artesanato brasileiro. A intenção é contribuir para um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama da produção artesanal brasileira.

 

Além de investigar o momento atual do artesanato no país, a exposição Mulher Artesã  Brasileira propicia às contempladas a oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações formadoras, tais como: ações de difusão através de uma exposição de fotografia e de objetos, participação em uma palestra, a divulgação na mídia, dentre outras.

“O PAB foi instituído com o fim de potencializar oportunidades de desenvolvimento do Setor Artesanal e gerar trabalho e renda, e programa visa preservar a cultura regional mediante o artesanato, e é exatamente isso que nós procuramos aplicar junto aos artesãos da nossa região, e através destas exposições podemos observar que o artesanato acreano está se consolidando cada vez mais”, ressalta a secretária de turismo Ilmara Lima.

Também compõem o programa as ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação através da produção visual contemporânea brasileira, tanto na forma de publicações específicas (livro de arte e documentário), para estabelecer um intercâmbio entre as diversas realidades regionais.

A avaliação dos projetos inscritos e das respectivas proponentes foi realizada por uma Comissão de Seleção composta por profissionais da ABEXA, Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento (PAB), Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e do SEBRAE, no dia 12 de março de 2013, com o objetivo de verificar as proponentes que cumpriam as exigências previstas nas instruções de inscrição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter