Com o objetivo de fornecer ferramentas que ajudem a desenvolver a capacitação digital de alunos tanto do ensino médio quanto universitário do Acre foi assinado nesta quinta-feira, 11, no gabinete do governador Tião Viana, um termo de cooperação entre o Estado e a Microsoft. Durante a assinatura do termo de cooperação o diretor da empresa, Helberth Cavalcante Soares, assinalou que a política da multinacional tem como foco fornecer ferramentas que auxiliem alunos e professores a criarem um ambiente criativo nas escolas. Por outro lado, Tião Viana destacou que a Microsoft se aproxima de um estado pioneiro na manutenção de uma política de responsabilidade ambiental com uma economia voltada para a produção de baixa emissão de carbono.
Helberth explicou os termos da parceria: “A gente trouxe um portfólio de produtos para que alunos e professores da rede estadual de ensino possam compartilhar de tecnologias com os softwares mais usados da Microsoft, além de e-mails personalizados para facilitar a comunicação. São produtos que trazem a última tecnologia da Microsoft, sem custos ao Estado, como o armazenamento de dados que podem ser acessados de qualquer lugar”, ressaltou.
Para o executivo da Microsoft essa parceria ajudará a criar um ambiente propício a inovação e ao empreendedorismo. “A gente disponibiliza as ferramentas para que se possa criar tecnologia. Os recursos podem ser utilizados nos laboratórios escolares e até mesmo nos computadores dos alunos. Disponibilizamos uma plataforma e o conteúdo para a utilização em áreas educacionais em que os alunos não tem tanta afinidade”, disse ele.
Segundo Helberth faz parte do acordo também o acesso a um grande portal onde os professores terão a possibilidade de compartilhar não só as suas experiências locais, mas também compreender o que está acontecendo em outros países. “É um portal bastante dinâmico e interativo e sem barreiras de idiomas. Um professor do Acre que, por exemplo, estiver interagindo com outro na Finlândia terá um tradutor em tempo real para a conversação”, salientou.
Acesso a informações tecnológicas
Para o secretário de Educação, Daniel Zen, a parceria qualifica ainda mais a política de inclusão digital do Estado. “Além do desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos voltadas para a área tecnológica. A iniciativa dialoga com o nosso programa educacional como os jogos digitais de educação, e a distribuição de tablets para os professores que deverá ocorrer até o final deste ano letivo. Tudo isso serve para estimular a tecnologia e vai beneficiar não só a Secretaria de Educação, mas as fundações de amparo a pesquisa, o Instituto Dom Moacyr, procurando tratar a tecnologia e a inovação como um compromisso permanente. A parceria com a Microsoft é muito bem vinda porque fortalece essa gama de ações que nós estamos desenvolvendo”, afirmou Zen.
Mudança de paradigma
O encontro e a parceria com a Microsoft foi articulada pelo coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Carlos Rebelo. “A Microsoft nos procurou já há algumas semanas para oferecer esse leque de produtos sem custos. Isso envolve algumas soluções na área educacional como, por exemplo, e-mails personalizados de acordo com a escola em que o aluno estiver estudando. Esse é um dado. Isso não significa, entretanto, uma ruptura da linha preferencial do governo que é o software livre. Mas o governo é plural e a existência de produtos da Microsoft na nossa estrutura é um fato que reflete a pluralidade da sociedade”, disse Rebelo.
Para Carlos o importante em receber novas ferramentas e conhecimentos é mudar o paradigma do Acre como apenas um consumidor de softwares. “O que nos interessa é a formação e a qualificação de mão de obra em alguns produtos que são reconhecidos no mercado como o AD, uma ferramenta de gestão e, também o Active Directory, uma ferramenta de desenvolvimento da criatividade. É uma oportunidade. O meu sonho é que o Acre deixe de ser apenas comprador de tecnologia, mas que ao longo dessa caminhada passe a produzir sistemas para comercializar para o resto do país”, finalizou.