A companhia Nóis da Casa se prepara para a estreia da segunda temporada do espetáculo de dança “Origens”, que é baseado na obra do artista plástico Hélio Melo (1926 – 2001). Com ingressos a R$ 12 e R$ 6 (meia), o evento ocorre nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 deste mês, às 20 horas, no Teatro Plácido de Castro.
Os quadros do homenageado mostram a rotina do homem da floresta, em sua grande parte representada na figura dos seringueiros. Os atores capturam essa essência, e com belos movimentos coreográficos se transformam em pinturas vivas diante da plateia.
“Com carga dramática, o espetáculo reagrupa lembranças, cores, emoções, conflitos e inquietudes, carregados de subjetividade e reflexões sobre tradição e modernidade, ponto de partida e questionamento do fazer artístico de Hélio Melo”, explica Valeska Alvim, orientadora do grupo.
Quem puxa o projeto são os acadêmicos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac). Mas a comunidade também é bem-vinda para interagir, já que se trata de um espaço de formação cênica experimental. “Basta que a pessoa demonstre interesse em aprender mais sobre essa forma de manifestação artística”, finaliza Alvim.
A realização é do Nóis da Casa/Ufac, com apoio do governo do Acre, por meio da Usina de Arte/FEM e da empresa Espaço Mulher. A Unimed e a prefeitura de Rio Branco são os patrocinadores.