Centro de Referência em Direitos Humanos intensifica ações em apoio aos haitianos

Haitianos recebem orientações sociais, jurídicas, trabalhistas e de saúde (Foto: Assessoria Sejudh)

Haitianos recebem orientações sociais, jurídicas, trabalhistas e de saúde (Foto: Assessoria Sejudh)

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Acre, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou na escola Kairala José Kairala, em Brasileia, ações multidisciplinares para um grupo de 50 haitianos que possuem a documentação necessária para permanecer no Brasil.

Orientações psicossociais, jurídicas, trabalhistas, entrega de apostilas crioulo/português e de preservativos estiveram entre as atividades executadas pelo Centro.

Acesso ao mercado de trabalho

Os representantes da Videplast, uma das maiores indústrias de embalagens plásticas flexíveis do Brasil, participaram da atividade para apresentar suas indústrias e contratar 44 imigrantes para trabalharem em uma das unidades fabris, que se localiza na cidade de Videira (SC).

Mais de 40 imigrantes que estão em Brasileia foram contratados por empresa de Santa Catarina (Foto: Assessoria Sejudh)

Mais de 40 imigrantes que estão em Brasileia foram contratados por empresa de Santa Catarina (Foto: Assessoria Sejudh)

Foi apresentado o histórico da empresa, seu mercado de atuação, valores de atração, pré-requisitos para contratação, bem como a jornada de trabalho, o salário, os benefícios e o período de adaptação.

“Temos acompanhado a imigração dos haitianos para o Brasil, e neste momento, com apoio e informações da Sejudh, resolvemos que seria importante trazer essas oportunidades profissionais, motivo pelo qual estamos aqui para conhecer a situação e a realidade em que encontram. Nesse processo inicial, e conforme os resultados, estaremos possibilitando que outros imigrantes sejam contratados para outras unidades da indústria”, declara Fernando Cardoso dos Santos, coordenador de recursos humanos da Videplast.

Emissão de documentos para imigrantes

O delegado regional da superintendência da Polícia Federal no Acre, Alexandre Silveira, foi ao abrigo anunciar que a partir desta quinta-feira, 11, serão emitidos 100 protocolos diários para os imigrantes. A equipe da Polícia Federal está composta com 11 pessoas e foram arregimentadas mais seis, de outras partes do país, para reforçar as ações.

Nesta sexta-feira, 12 chega ao Acre uma equipe multissetorial, enviada pelo governo federal para auxiliar o governo do Estado nas ações humanitárias aos imigrantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter