Centros Socioeducativos terão nova metodologia de ensino

O Instituto Socioeducativo Acre (ISE) realizou na manhã desta quinta-feira, 11, a apresentação da nova lotação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Especial de Ensino Médio (PEM) de 2013 dos Centros Socioeducativos. Na oportunidade, a equipe docente conheceu a nova metodologia de aplicação do conteúdo, voltado para as especificidades dos socioeducandos.

 

Coordenadora do EJA, Fernanda Alves, explica a nova metodologia que será abordada dentro das salas de aulas dos Centros Socioeducativos (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

Coordenadora do EJA, Fernanda Alves, explica a nova metodologia que será abordada dentro das salas de aulas dos Centros Socioeducativos (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

 

Os professores das medidas socioeducativas receberão uma capacitação, que vai do dia 22 ao dia 25 deste mês, realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, focando no novo formato do EJA, que antigamente trabalhava em módulos. Agora os socioeducandos receberão oficinas divididas em três áreas: línguas, exatas e ciências humanas.

“Oficina é muito mais dinâmica e divertida. Não é uma aula de exposição de conhecimentos. É uma aula de construção de conhecimentos”, afirma a chefe do Meio Aberto, Roberta Rocha.

Os adolescentes vão poder participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

“Estamos nivelando o grau de conhecimento dele, classificando onde ele está dentro do sistema, e vamos colocá-los para fazer os exames especiais, quando for necessário. E assim poderão ter a sua certificação garantida”, explica Roberta.

Portanto, os socioeducandos continuarão tendo aula e sendo classificados. A partir de agora serão trabalhados em dois segmentos: da 1ª à 5ª série e do 6° ao 9° ano. Após isso, serão agrupados em oficinas, com aulas mais dinâmicas e voltadas para a realidade deles.

Segundo a coordenadora técnica do Centro de Apoio à Semiliberdade, Egresso e Família (Casef), Sionete Sousa, esse trabalho, além de aproximar o instituto da educação, também irá focar no combate ao preconceito dentro das escolas. “Acontecia muito com os adolescentes que completavam as medidas. Ao sair da unidade, eles iam procurar uma vaga na escola do bairro, mas a própria direção se recusava a efetuar a matrícula desses alunos”, relata.

Para o presidente do ISE, Henrique Corinto, essa é a garantia de uma educação de qualidade dentro dos Centros Socioeducativos. “Essa parceria com a Secretaria de Educação vem somar com o nosso trabalho. Com professores preparados, podemos trabalhar melhor com esses adolescentes, sem fugir de suas realidades. Um passo muito importante para a melhoria da socioeducação”, comemora.

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