A Fiocruz iniciou neste mês um doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente, que está sendo ministrado na Universidade Federal do Acre (Ufac), de acordo com anúncio feito pelo médico Denys Fujimoto, em reunião com o governador Tião Viana, nesta quarta-feira, 10.
Fujimoto explicou que a pós-graduação que seria realizada no Rio de Janeiro foi transferida para o Acre após os candidatos do estado terem apresentado os melhores resultados nas provas classificatórias.
“A Fiocruz abriu 20 vagas para o curso de doutorado, 14 candidatos passaram na primeira fase. Já na segunda fase apenas nove candidatos foram aprovados, sendo que destes nove, sete são médicos do Acre. Seis profissionais da saúde são docentes da Ufac e uma é médica assistencial”, complementou Denys Fujimoto.
O médico ressaltou ao governador que um dos fatores que levou ao bom desempenho da equipe médica do Estado aconteceu pela qualidade da qualificação em pós-graduação. “A Fiocruz já tinha feito no Acre um curso de mestrado em Saúde Coletiva, em parceria com a Ufac, e esses médicos que foram aprovados no doutorado participaram”, acrescentou Fujimoto.