Governo do Acre oferta formação para 210 Agentes Comunitários Indígenas de Saúde

Aulas para Agente Comunitário Indígena de Saúde em Santa Rosa do Purus. (Assessoria IDM)

Aulas para Agente Comunitário Indígena de Saúde em Santa Rosa do Purus. (Assessoria IDM)

Desde julho de 2012, o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, realiza a formação para Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (ACIS), das etnias kulina-madjá (Manoel Urbano), kaxinawa (Santa Rosa do Purus) e manchineri, jaminawa (Assis Brasil), apurinã e amandi (Boca do Acre no Amazonas), com um total de 210 pessoas.

Além do Estado do Acre, a formação está  contemplando as regiões do Amazonas e Rondônia, com dois distritos especiais indígenas -o do Alto Rio Purus, que abrange os municípios de Boca do Acre (AM), Pauini (AM), Vila Extrema (RO), Manoel Urbano, Santa Rosa e Sena Madureira, e os do Alto Rio Juruá, com os municípios de Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Jordão, Tarauacá, Feijó e Porto Walter.

Prática do curso ACIS em Santa Rosa do Purus. (Assessoria IDM)

Prática do curso ACIS em Santa Rosa do Purus. (Assessoria IDM)

Os Agentes Comunitários Indígenas de Saúde já possuem conhecimentos adquiridos na vivência cotidiana de suas comunidades. A formação visa qualificar e fornecer um melhor suporte para a sua atuação. Eles realizam palestras educativas, visitas domiciliares, acompanhamento de tratamento médico, encaminhamento de pacientes, ações de promoção e proteção à saúde e prevenção de doenças e agravos a indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividade.

Agentes Comunitários Indígenas de Saúde são designados pelas próprias comunidades. Eles são profissionais de extrema relevância para o fortalecimento da medicina tradicional e da medicina do não-índio. A capacitação visa formar profissionais de saúde em todo o Estado, alcançando o maior número de comunidades possível.

“A necessidade de ofertar a formação ocorre com a preocupação do governo do Estado em proporcionar uma saúde de melhor qualidade para os indígenas, e isso tem sido feito com qualidade e comprometimento pelos profissionais envolvidos, trazendo eficiência e resolutividade”, destaca o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter