O presidente do Instituto Vladmir Herzog, Ivo Herzog, e o diretor-geral da TV Meio Ambiente, Ricardo Carvalho, acompanhados pelo jornalista Élson Martins, Ângela Mendes e Elenira Mendes, filhas do líder seringueiro Chico Mendes, apresentaram ao governador Tião Viana nesta quarta-feira, 3, projetos que abordam a história do líder seringueiro e de seu assassinato, ocorrido há 25 anos.
Ivo Herzog explicou que foram apresentados dois projetos – um será para a publicação de um livro que conta a história de Chico Mendes. O presidente do Instituto Vladmir Herzog observou que a proposta é publicar o material e também distribuí-los em escolas públicas para que a juventude conheça a história do líder acreano.
“Também temos a proposta de construir uma série com seis documentários com cenas inéditas sobre a história de Chico Mendes. Temos um depoimento do ex-presidente Lula, feito na época da morte de Chico, e imagens inéditas, como, por exemplo, da casa dele um dia depois de seu assassinato”, contou Herzog.
O governador Tião Viana elogiou a iniciativa do Instituto Herzog e assegurou que apresentará os projetos à comissão que está tratando sobre as ações em memória dos 25 anos do assassinato de Chico Mendes.