Em continuidade aos eventos da Semana do Autismo e proporcionando reflexões e perspectivas sobre a inclusão educacional, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), a mesa-redonda temática intitulada “Autismo: para conviver é preciso conhecer”.
Reunindo pais, professores, e funcionários de instituições como Associação de Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Ampac), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Dom Bosco, o evento buscou discutir ações que envolvem a convivência, a sociabilidade e a educação inclusiva dos autistas nas redes de ensino do Acre.
Úrsula Maia, coordenadora da Educação Especial da SEE, explicou que essas questões de políticas públicas, como a da Lei 12.764/2012, voltadas para os autistas inseridos no ensino regular, devem ser trabalhadas com muito empenho pelos envolvidos. “Atualmente, registram-se cerca de 5,1 mil alunos com necessidades especiais em todo o Estado.”
Francisca Machado, doutora em Educação Especial, acredita que vivemos com uma maior expectativa dentro da nossa atual realidade. “O que precisamos continuar desenvolvendo é uma atitude individual para o coletivo, auxiliando a força de compreensão e de aceitação das diferenças de que a sociedade tanto carece.”
Entenda o que é o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente – segundo as normas que regulam essas respostas).
Essa desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA), para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.