O Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou nesta terça-feira, 3, em Epitaciolândia, o encerramento de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para 150 estudantes e beneficiários dos programas de transferência de renda do governo federal. Foram ofertados os cursos de pintor, pedreiro, mecânico de refrigeração e climatização doméstica, costureiro, serígrafo, desenhista de móveis, auxiliar administrativo, horticultor, vendedor e pedreiro em alvenaria.
Com a formação profissional, o governo do Acre objetiva capacitar pessoas para iniciar seus pequenos empreendimentos e se tornar geradores de sua própria renda, movimentando o comércio local. A formação está sendo ofertada nos 22 municípios do Acre.
O Pronatec é uma ação do governo federal e do Estado do Acre, executado pelo IDM, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Pequenos Negócios e Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.
Para Lauriene Alves, formanda do curso de pintor e restaurador, o curso foi maravilhoso. “Uma aprendizagem que jamais vou esquecer. Agradeço ao governador pela oportunidade que está dando a muitas famílias, e com certeza daqui para frente teremos uma vida melhor”, declarou.
Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o país está em vias de sair do quadro de miséria. Com o Pronatec o governo do Acre está preparando pessoas para o mundo do trabalho. “Estamos vivendo tempos dinâmicos, e a qualificação profissional tem trazido condições de melhoria para vida para todos, possibilitando aos novos profissionais serem agentes de mudança em suas comunidades.”