Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas, no dia 2 de abril celebra-se o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, transtorno global de desenvolvimento (também chamado de espectro autista) caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento das crianças afetadas.
Lembrando da importância que a conscientização exerce na inserção social positiva das pessoas com necessidades especiais, o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e parcerias com a Associação de Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Ampac) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Dom Bosco, celebrou o Dia Internacional com atividades envolvendo pais, professores e alunos destas instituições.
Realizadas no centro da cidade, em frente ao Palácio Rio Branco, as atividades contaram com a visita de 39 alunos da Apae, que, segundo a coordenadora da instituição, Francisca Monteiro, “trabalha com a formação para o trabalho. Dessa forma, o aluno excepcional pode ter maior consciência de seus direitos enquanto cidadão”.
Funcionárias da coordenação de Ensino Especial, Socorro Rodrigues e Raimunda Antônia, explicaram que “em Rio Branco, cerca de 30 casos de autismo foram diagnosticados. Essa mobilização é parte da Semana do Autismo, que busca diminuir a discriminação contra as diferenças e aumentar o entendimento e a compreensão da sociedade em geral”.
Entre os adeptos desta compreensão, está Siane Tourinho da Silva, funcionária da Diocese de Rio Branco, que possui um primo diagnosticado com autismo. “As pessoas ainda têm muita dificuldade em tentar entender que os autistas podem conviver em harmonia com as outras pessoas. Deve-se estar mais disposto para a convivência pacífica com aqueles que precisam de mais cuidado que os outros”, disse Siane.
Entenda o que é o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas).
Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.