Governo e prefeitura de Rio Branco começam operação de limpeza dos bairros atingidos pela alagação

O governo do Estado e a Prefeitura de Rio Barnco iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a Operação Volta Pra Casa (Foto: Assessoria PMRB)

O governo do Estado e a prefeitura de Rio Barnco iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a Operação Volta Pra Casa (Foto: Assessoria PMRB)

Começou às sete da manhã desta segunda feira, 1º, a operação de limpeza desencadeada pelo governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco nos oito bairros atingidos pela enchente do Rio Acre: Ayrton Senna, Base, Baixada da Habitasa, Cadeia Velha, Seis de Agosto, Taquari e Triângulo Novo.

O prefeito Marcus Alexandre, que acompanhou a saída das máquinas na sede da Semsur e a execução do trabalho nos bairros, explica que inicialmente será feita a limpeza e desobstrução das ruas, de bueiros, retirada de lixo, areia e lama. “Em seguida as máquinas da Emurb e Deracre vão recuperar o asfalto”, relata.

O plano de limpeza, que é coordenado pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado e o Exército, conta com cem homens, caçambas, caminhões-pipas, retroescavadeiras e pá-carregadeiras.

A limpeza é realizada simultaneamente nos oito bairros atingidos pela alagação. O prefeito Marcus Alexandre acompanhou o serviço começando pelo bairro Base, onde muito lixo e entulho é retirado das calçadas, da área embaixo da Ponte Juscelino Kubitscheck. Em seguida, Marcus Alexandre foi à rua Santa Terezinha e à Travessa Éden, no Seis de Agosto, onde é executado o mesmo serviço.

A dona de casa Efigênia Silva, que vive no local há mais de 20 anos, agradeceu ao prefeito pela água mineral e kit de limpeza que já recebeu, e agora pela operação de limpeza no bairro. “Tudo veio em boa hora: a cacimba estava suja e recebemos água mineral para beber. O kit de limpeza foi muito importante porque meu marido, que é diarista, não estava trabalhando porque tinha que vigiar a casa para não roubarem. Depois que a água do rio baixou ficou tudo sujo e entupido. Agora, com esse trabalho, nosso bairro começa a ter cara de Seis de Agosto novamente e a vida continua”, disse.

As famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições, também vão receber os kits quando forem levadas de volta para casa (Foto: Assessoria PMRB)

As famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições também vão receber os kits quando forem levadas de volta para casa (Foto: Assessoria PMRB)

Do bairro Seis de Agosto, o prefeito e sua equipe foram para a Baixada da Habitasa, onde caminharam pelas ruas Venezuela, Bogotá e Peru, além da Judith Paiva, já na confluência com a Baixada da Cadeia Velha. Os serviços nas ruas Maria de Lourdes e Padre José, no bairro Triângulo Novo, também foram vistos de perto pelo prefeito, que pediu empenho dos trabalhadores no serviço para que as famílias desabrigadas pela enchente possam ter uma boa volta para casa.

Água mineral e kits de limpeza

Os moradores dos bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e que permaneceram em casa já estão recebendo, desde o último sábado, galões de água mineral e os kits de limpeza com balde, vassoura, sabão e água sanitária. As famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições também vão receber os kits quando forem levadas de volta para casa, nesta terça feira, 2.

Serão distribuídos 1.350 kits. São 850 para as famílias que ficaram em casa ou foram para a residência de parentes e mais 500 kits serão entregues para as famílias que estão no Parque de Exposições. Todos vão receber ainda cesta básica e água mineral.

Para fazer o transporte das famílias do parque de exposições de volta para as casas, o Exército vai disponibilizar 50 homens e dez caminhões. Governo e prefeitura têm outros dez caminhões e mais de trinta homens.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter