CGE realiza capacitação em gestão da frota de veículos oficiais

Edson Manchini destaca importância do encontro para melhoria das atividades (Foto: Assessoria CGE)

Edson Manchini destaca a importância do encontro para melhoria das atividades (Foto: Assessoria CGE)

A Controladoria Geral do Estado (CGE) realiza nesta última semana de março, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a capacitação dos servidores das áreas de gestão e controle com temática relacionada ao gerenciamento da frota de veículos oficiais e prestação de contas anual.

A iniciativa é parte de um conjunto de ações voltadas para orientação e aproximação da CGE com os servidores que atuam nas diversas áreas do governo. “Nosso objetivo é estar mais próximo do servidor, estreitar nossos laços com as unidades administrativas, proporcionando a melhoria das suas atividades. A CGE é parceira do gestor. Buscamos orientá-lo e auxiliá-lo no cumprimento das normas existentes”, afirma Edson Manchini, controlador-geral do Estado.

 

Gestão de Frotas

A iniciativa é parte de um conjunto de ações voltadas para orientação e aproximação da CGE com os servidores que atuam nas diversas áreas do Governo (Foto: Assessoria CGE)

A iniciativa é parte de um conjunto de ações voltadas para orientação e aproximação da CGE com os servidores que atuam nas diversas áreas do governo (Foto: Assessoria CGE)

Com o tema Gestão de Frotas Oficiais e seu Abastecimento, a capacitação realizada nos dias 18 e 19 teve o objetivo de orientar os servidores responsáveis pelo gerenciamento da frota veicular oficial quanto à  implementação das práticas de gestão e controle voltadas para a correta utilização, regularização, manutenção, abastecimento e redução de custos operacionais relacionados a veículos, de modo a contribuir para uma gestão eficiente e focada na melhoria do gasto público.

O evento contou com a presença de mais de 90 servidores que atuam na área de gestão de frota, gestão financeira, gestão administrativa e controle interno dos órgãos e entidades da administração pública estadual.

“Temos muitas dúvidas ao colocar em prática, e a CGE vem com essa capacitação nos dar uma base, um norte de como proceder”, disse Wagner Vasconcelos, responsável pela frota da Secretaria de Estado de Educação.

Prestação de Contas Anual

No encontro realizado no dia 22 deste mês, 69 servidores das áreas administrativa, financeira e controle interno das entidades da Administração Indireta estadual debateram com a equipe da CGE assuntos relacionados à  atualização de dados, relatório explicativo e justificativas que serão elaboradas para atendimento ao Tribunal de Contas do Estado, segundo a Resolução 062/2008.

O propósito da CGE é abrir debates, esclarecer dúvidas e trabalhar em parceria para atendimento ao controle externo e antever possíveis questionamentos relacionados à prestação de contas anual, contribuindo assim para a boa gestão.

“Essa capacitação é muito importante, pois temos algumas dúvidas e com isso podemos solucioná-las e efetivar nosso trabalho da melhor maneira possível”, disse Terezinha de Jesus, servidora da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Acre.

Para Manchini, a importância de ter o servidor treinado e orientado se reflete na segurança de um trabalho bem executado, na consequente redução dos gastos e na melhoria da gestão dos recursos públicos.

Para fortalecer o que foi repassado aos participantes, serão feitas visitas técnicas às equipes responsáveis pela gestão de frota veicular da administração estadual para tornar efetivos a execução e o cumprimento das práticas repassadas. Quanto à montagem da prestação de contas anual, será disponibilizado suporte técnico para esclarecimento de dúvidas.

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