Reeducandas participam de tarde de alegria com o Acre Solidário

Primeira-dama homenageia mulheres que estão em unidade prisional (Foto:  Angela Peres/Secom)

Primeira-dama homenageia mulheres que estão em unidade prisional (Foto: Angela Peres/Secom)

“Muito obrigado por lembrar de nós e vir nos visitar quando a maioria da sociedade nos teme”. As palavras de uma das reclusas da Unidade de Recuperação Feminina da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde foram para a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que levou uma ação do Acre Solidário em homenagem ao mês das mulheres.

Cada reeducanda recebeu um kit com material de higiene pessoal – toalha de banho, sandália de borracha, shampoo, condicionador, desodorante, absorvente. E cada cela recebeu um kit de maquiagem da Contém 1g para uso coletivo. Elas perderam a liberdade, mas a vaidade continua solta entre as detentas, que fazem questão de colorir os lábios e olhos. Foram entregues 170 kits.

A primeira-dama levou palavras de carinho, conforto e falou do poder de Deus, pedindo para que aproveitem a Páscoa para se aproximar do Senhor. “Tudo isso vai ser apenas uma experiência que serviu para crescer, enxergar melhor o mundo. Espero que lá fora o mundo esteja preparado para receber vocês e que vocês estejam preparadas para enfrentar o mundo ao saírem daqui”, disse Marlúcia.

 Cada reeducada recebeu um kit com material de higiene pessoal e de maquiagem (Foto: Angela Peres/Secom)

Cada reeducada recebeu um kit com material de higiene pessoal e de maquiagem (Foto: Angela Peres/Secom)

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, se emocionou. “Eu sempre me emociono ao vir aqui, pois vocês tocam o nosso coração. Aqui a gente junta a solidariedade com as políticas de governo, que são o compromisso do governador Tião Viana. Estamos construindo uma penitenciária feminina para dar mais conforto a quem cumpre pena. Pois por maior que seja o nosso delito, merecemos respeito. Haverá creche, biblioteca, cozinha e mais conforto”, disse a secretária.

A primeira-dama anunciou um projeto para confecção de bolsas de lona em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios, de Política para as Mulheres e de Direitos Humanos. O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Souza, ressaltou o momento de alegria, “importante que vocês possam esquecer um pouquinho a dificuldade que é ficar neste lugar”, disse.

O Acre Solidário conta com a parceria da Casa da Amizade, Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Rotary Club, Lyons, Grande Loja Maçônica, Cades, e as empresárias Zú Oliveira e Izélia Formighieri.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter