Porto Acre é o próximo município a passar pelo processo de Regularização Fundiária. O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) firmou parceria com a prefeitura da cidade para regularizar cerca de 1.500 famílias, distribuídas na Vila do Incra e Vila do ‘V’, localizadas na zona rural do município. Todas as famílias receberão o Título de Concessão de Direito Real de Uso de suas propriedades, ainda este ano.
“Daremos início ao trabalho de cadastramento, logo em seguida será feito o georreferenciamento das áreas a serem tituladas”, explica o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.
A área do local era de propriedade Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e foi doada à prefeitura de Porto Acre. O vereador de Porto Acre, Elonde Cavalcante, disse que sem a parceria do governo do Estado esse sonho continuaria distante.
“O custo para a realização do trabalho de Regularização Fundiária é muito alto, a prefeitura não tem recursos para fazer isso sozinha, a parceria com o Iteracre é de fundamental importância para conseguirmos realizar esse anseio da comunidade”, explica.
A equipe do Iteracre já se reuniu com a comunidade para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo. Em breve as equipes darão início aos trabalhos nos locais. Moradora da Vila do Incra há mais de 10 anos a professora Marizete Gonçalves, tem um filho de 9 anos e está grávida do segundo filho. “Quero que a minha casa fique confortável e segura. Já batalhei muito pra conseguir construir, agora quero melhorar as condições da minha moradia”, conta entusiasmada.
Além da parceria do Iteracre com a prefeitura de Porto Acre, a Associação dos Comerciantes do município também vai contribuir com o processo. Segundo o presidente da Associação, Nelson Ferraz, grande parte dos comerciantes do local precisam do documento para fazer financiamentos, com o objetivo de melhorar as estruturas dos mercados e comércios.
O gerente de Atendimento da Caixa Econômica Federal em Porto Acre, Ismael Lima, participou do evento de esclarecimento com a população beneficiada com o projeto e aproveitou a oportunidade para explicar as formas que a Caixa Econômica poderá ajudar essas famílias. “Estou aqui pra colocar nossos serviços à disposição das pessoas“, conclui.
O prefeito de Porto Acre, Carlos Portela, o “Carlinhos da Saúde”, disse o processo é lento, mas o Iteracre vai ajudar a prefeitura a realizar o sonho da comunidade. “Queremos ajudar essas pessoas que querem reformar, construir, investir, enfim mudar de vida. Reconheço e agradeço a ajuda do governo do Estado através do Iteracre, que veio pra contribuir com essa etapa”, finalizou.