A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, esteve em Rodrigues Alves na última sexta-feira, 22, para reunir-se com o prefeito Francisco Ernilson de Freitas e seu secretariado. A visita faz parte da agenda do Mês da Mulher, que prevê a promoção e fortalecimento de políticas públicas de gênero nos municípios acreanos.
Durante a reunião foram firmadas parcerias entre a prefeitura e governo do Estado para trabalhar uma política de prevenção no que diz respeito ao enfretamento da violência doméstica e o melhorias dos serviços de atendimentos às vítimas. Outra proposta é a capacitação dos servidores da saúde nas áreas de saúde da mulher: direitos sexuais reprodutivos e planejamento familiar.
Para o prefeito Francisco Ernilson de Freitas a parceria irá proporcionar mais qualidade de vida para as mulheres de Rodrigues Alves. “Sabemos que juntos iremos fazer muito mais. Em parceria com o Estado podemos ampliar as políticas públicas para as mulheres do nosso município, permitindo-lhes uma maior qualidade de vida”, disse.
“Avançamos muito. Mas não podemos parar agora, precisamos oferecer mais políticas públicas para que aquelas mulheres de menor poder aquisitivo também tenham seus direitos assegurados. Quando duas forças de unem, governo e prefeitura, quem ganha é a população”, afirmou a primeira-dama de Rodrigues Alves, Mônica Freitas.
Com o apoio da SEPMulheres, a prefeitura vai elaborar um projeto para a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que prevê a reestruturação e fortalecimento da Assessoria Especial da Mulher de Rodrigues Alves.
“Quero aqui reafirmar, em nome do governador Tião Viana, a nossa disposição de firmarmos parcerias para que nós possamos estar impulsionando mais políticas públicas para as mulheres de Rodrigues Alves. Precisamos construir uma nova mentalidade, onde homens e mulheres vivam em harmonia e igualdade, respeitando as suas diferenças”, ressaltou Concita Maia.
Caminhada Educativa
Estudante das escolas estaduais de ensino médio, Francisco Braga de Sousa e Cunha Vasconcelos, aproveitaram a ida da secretária Concita Maia até Rodrigues Alves para participar de uma caminhada educativa pelo fim da violência contra a mulher.
A ideia partiu da Assessoria Especial da Mulher no município e contou com o apoio da SEPMulheres. “Não é apenas punindo agressores que iremos erradicar a violência doméstica, por isso incluímos na nossa agenda do Mês da Mulher esta atividade que envolve jovens estudantes, para que possamos conscientiza-los desde cedo quanto às questões de gênero”, explicou a assessora especial da Mulher, Maria Ivonete Silva do Nascimento.
Segundo a estudante Luana da Silva, a caminhada serve como alerta aos pais que insistem em bater em suas esposas. “É muito bom fazer parte de uma caminhada pela paz entre homens e mulheres. Agora todos os pais estão conscientes de que os filhos também são contra atos de violência contra as mulheres”, afirmou.
“Acreditamos que só com a informação e a propagação da conscientização pelo fim da violência contra a mulher teremos uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos. Fico muito feliz em saber que os estudantes de Rodrigues Alves estão engajados nas causa de gênero. Sabemos que é através da educação que alcançaremos uma sociedade de paz na qual acreditamos ser possível”, concluiu Concita Maia.